A presença das atividades de aventura nas aulas de Educação Física
Palabras clave:
Atividades de Aventura. Educação Física. Professor. EscolaResumen
Introdução: Este texto comenta sobre a possibilidade pedagógica de inserção das atividades de aventura em aulas de Educação Física na escola. Procedimentos Metodológicos: Foi feita uma revisão bibliográfica, discutida em três tópicos. Discussão: Apresenta as principais dificuldades que professores enfrentam e os benefícios que podem ser gerados aos alunos com a vivência em tais atividades, elencando os estudos e pesquisas que subsidiam a temática proposta. Conclusões: A relação entre atividade de aventura e escola pode ser muito benéfica nas aulas de Educação Física.
Citas
Schwartz GM. Emoção, aventura e risco: a dinâmica metafórica dos novos estilos. In: Burgos MS; Pinto LMSM (Org.). Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002. p.139-168.
Rodrigues LH, Darido SC. Educação Física escolar e Meio Ambiente: reflexões e aplicações pedagógicas. Lecturas: Educación Física y Deportes 2006, 11(100): 1-6. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd100/ma.htm > [2012 jul 13].
Guimarães SSM, Martins IC, Lucentini L, Carbinatto MV, Moreira VW, Simões R. Educação Física no Ensino Médio e as discussões sobre Meio Ambiente: um encontro necessário. Rev. Bras. Cienc. Esporte 2007, 28(3): 157-172.
Betrán JO, Betrán AO. Proposta Pedagógica para as Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFAN) na Educação Física do Ensino Médio. In: Marinho A, Bruhns HT (Org.). Viagens, Lazer e Esporte: o espaço da natureza. Barueri: Manole, 2006. p 180-209.
Alves-Mazzotti, AJ, Gewandsznajder, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
Ruiz JA. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.
Cervo, AL, Bervian, PA. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 1996.
Galvão Z, Rodrigues LH, Mota e Silva, EV. Esporte. In: Darido SC; Rangel ICA. (Org.). Educação Física no Ensino Superior: Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.176-198.
Pereira DW, Armbrust I. Pedagogia da Aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura; 2010.
Franco LCP. Atividades Físicas de Aventura na Escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. [Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Educação Física]. Rio Claro (SP): Universidade Estadual Paulista; 2008.
Bernardo RPS, Matos MG. Desporto aventura e auto-estima nos adolescentes, em meio escolar. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2003; 3(1): 33-46.
Schwartz GM. Cultura da Inovação na Gestão e Formação em Lazer: focalizando as atividades de aventura. In: Marinho A; Uvinha RR (Org.) Lazer, Esporte, Turismo e Aventura: a natureza em foco. Campinas: Alínea, 2009. p.147-168.
Marinho A, Schwartz GM. Atividades de Aventura como conteúdo da Educação Física: reflexões sobre seu valor educativo. Lecturas: Educación Física y Deportes 2005, 10(88): 1-8. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd88/avent.htm > [2012 jul 04].
Darido SC. Os Conteúdos da Educação Física na Escola. In: Darido SC; Rangel ICA. (Org.). Educação Física no Ensino Superior: Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.64-79.
Pereira DW, Carvalho GS, Richter F. Programa de escalada em rocha como educação física para alunos do ensino médio. Anais do 12º Congresso Paulista de Educação Física. Jundiaí: 2008.
Costa PC. Ecoturismo. São Paulo: Aleph; 2002.
Revista Aventura e Ação. 10 roteiros selecionados de Rafting. Revista Aventura e Ação 2008, 148: 104-111.
Guia da Costa do Cacau. Roteiros de Itacaré. Guia da Costa do Cacau. 1. ed.; 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.