Métodos para o ensino dos esportes coletivos utilizados durante o estágio de 6º ao 9º ano
DOI:
https://doi.org/10.17648/aces.v6n1.2490Palabras clave:
metodologia de ensino, formação inicial, Educação FísicaResumen
Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar os métodos de ensino utilizados na iniciação aos esportes coletivos, por estudantes de Educação Física durante o estágio supervisionado. Método: Foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A investigação envolveu a análise do trabalho pedagógico de 24 estudantes do curso de EF da Universidade Federal de Pelotas. Resultados: Os resultados mostraram que os principais métodos utilizados foram o analítico e o pré-desportivo/brincadeira. Das 418 atividades, em 237 (56,5%) delas os alunos optaram pela utilização de jogos, enquanto que as metodologias tradicionais, compreenderam 181 (43,3%) das atividades. Conclusão: O estudo aponta para uma prática coerente com um novo fazer pedagógico acerca do ensino dos esportes coletivos entre crianças em idade escolar.
Citas
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. 114 p.
Fortes MO, Mario RAJ, Marina MK, Pedro CH. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas-RS: Contexto das aulas e conteúdos.Rev. Educ. Fís./UEM. 2012;23(1):69-78.
Costa LCA, Nascimento JV. Prática pedagógica de professores de Educação Física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Rev. da Educ. Fís./UEM. 2006;17(2):161-167.
Garganta J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: Graça A, Oliveira J. O Ensino dos Jogos Desportivos. Porto: Faculdade de Ciências Desportivas Educação Física; 2005. p.10-25.
Galatti LR, Ferreira HB, Silva YPG, Paes RR. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões. 2008; 6 (ed. Especial): 397-408.
Dietrich K, Dürrwächter G, Schaller HJ. Os grandes jogos:metodologia e prática. Tradução de Renate Sindermann. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.
Costa LCA, Nascimento JV. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas.Rev. Educ. Fís./UEM. 2004;15(2):49-56.
Júnior JMF, Maldonado DT, Silva SAPS. Estratégias para ensinar esporte nas aulas de Educação Física: um estudo na cidade de Aparecida/SP. Motrivivência 2017;29(51):26-46.
Reverdito RS, Scaglia AJ, Paes RR. Pedagogia do Esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz 2009;15(3):600-610.
Venditti JRR, Sousa MA. Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a Pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a Prática 2008;11(1):47-58.
Paes RR, Montagner PC, Ferreira HB. Pedagogia do Esporte:iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.
Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A; 2002.
Ramos V, Graça ABS, Nascimento JV. A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de caso de formação inicial em Educação Física. Rev. bras. educ. fís. esporte 2006;20(1):37-49.
Galatti LR, Reverdito RS, Scaglia AJ, Paes RR, Seoane AM. Pedagogia do Esporte: Tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Rev. Educ. Fís./UEM 2014;25(1):153-162.
Greco PJ. Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos: Iniciação Esportiva Universal, Aprendizado Incidental- Ensino Intencional. Rev. Min. Educ. Fís. 2012;20(2):145-174.
Coutinho NF, Silva SAPS. Conhecimento e Aplicação de Métodos de Ensino para os Jogos Esportivos Coletivos na Formação Profissional em Educação Física. Movimento. 2009; 15(1):117-144.
Nascimento JV, Ramos V, Marcon D, Saad MA, Collet C. Formação Acadêmica e intervenção pedagógica nos esportes. Motriz. 2009;15(2):358-366.
ESEF-UFPel. Projeto pedagógico do curso de licenciatura de Educação Física, 2013.
Betti ICR. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz 1999;1(1):25-31.
Darido SC. Os conteúdos da Educação Física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Persp. Educ. Fís. Esc. 2001;2(1 Suppl):5-25.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.