Informação para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO ARTIGO

1. A contribuição dos artigos (ou outro tipo de trabalho: resenha,entrevista, relato de experiência,poesia, entre outros) deve ser original e inédita e não pode ser avaliada simultaneamente para publicação por outra revista. As resenhas devem referir-se somente a obras recentemente publicadas: no Brasil, nos dois últimos anos e, no exterior, nos quatro últimos anos; as traduções devem ser, de preferência, de artigos científicos e de capítulos de livros publicados até doze meses antes da data da submissão; as entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores de prestígio acadêmico reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior.

2 Sem o conhecimento da autoria, dois membros do Conselho Editorial emitem parecer sobre os trabalhos. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho é enviado a um terceiro parecerista, que também não tem acesso ao nome do(s) autor(es). Depois da análise, cópias dos pareceres são encaminhadas ao(s) autor(es) juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.

3. Os trabalhos podem ser redigidos em português, francês, inglês, espanhol ou italiano. Para artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO PALAVRAS-CHAVE precedem o texto e TITLE, ABSTRACT KEYWORDS sucedem o texto. Para artigos escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO PALAVRAS-CHAVE que precedem o texto devem ser escritos no idioma do artigo; os que sucedem o texto devem ser em português, no caso de artigos em inglês; e em inglês, no caso de artigos em francês, espanhol ou italiano.

4. Os artigos devem ser enviados exclusivamente pelo sistema da InterteXto, sem numeração de páginas, sem nome dos autores  e no formato doc ou docx.  Submeter o arquivo sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), a idenficação deve estar apenas no sistema (sendo assim, os dados digitados no sistema devem estar completos).

5. A formatação da página deve ser a seguinte: 2cm de margem de todos os lados. Fonte times 12. Espaço entre linhas 1,5. Mínimo de 15 páginas e máximo de 30. Ver template deste periódico.

6. Os resumos devem conter, no máximo, 250 palavras e ser redigidos em português e uma língua estrangeira (inglês ou espanhol ou francês). As palavras-chaves devem ser no máximo cinco. Ordem dos itens no texto: Título, Título em língua estrangeira, resumo em português, palavras-chave em português,  resumo em língua estrangeira, palavras-chave em língua estangeira. As palavras devem ser separadas por ponto-e-vírgula. Espaçamento de resumos e palavras-chaves em português e lingua estrangeira deve ser "simples".

7. As notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho. Ex.: (BOSI, 1988, p. 25-30)

8. As citações deverão ser feitas no corpo do trabalho (até 3 linhas) em fonte times 12 e somente entre aspas. Citações acima de 3 linhas devem ser feitas em parágrafo à parte com: adentramento de 4cm da margem, parágrafo justificado, times 11, espaço entre linhas: simples. Não usar itálico ou qualquer outro tipo de marcação.

9. As referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT e se restringir às obras citadas no texto. Antes de citar a bibliografia, colocar somente a palavra Referências em negrito.

10. A inserção de anexos deverá ser feita depois das referências, ser precedida da palavra Anexo e incluir a permissão de autores/editores para reprodução, parcial ou integral, de textos já publicados.

11. Tabelas, gráficos, desenhos e quadros devem ser encaminhados junto com o texto no lugar correto.

12. A revista INTERTEXTO detém o copyright dos trabalhos a ela submetidos, que não devem, em hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

Relatos de Experiência: supõe escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada a um determinado tema ou evento. Assim, o texto deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas. Conter as seguintes partes: Contextualização, Descrição/Metodologia de coleta de dados/ relato/ conclusões. Seguirá a formatação do artigo.

Resenhas: apresenta uma obra, seja um livro ou um artigo. Pode ter de três a seis páginas. A InterteXtosó recebe resenhas de obras recentemente publicadas: no Brasil, nos dois últimos anos e, no exterior, nos quatro últimos anos.Seguirá a formatação do artigo.

Entrevistas: caracterizam-se por exposição da opinião do entrevistado e da exploração da complexidade do debate sobre a questão. A entrevista deve pautar pela fidedignidade da transcrição, que poderá ser comprovada por meio de concordância intra e interjuizes (realiza-se uma ou mais transcrição e leituras para verificar o nível de concordância entre as versões analisadas). As entrevistas devem ser realizadas com pesquisadores de prestígio acadêmico reconhecido tanto no Brasil quanto no exterior.Seguirá a formatação do artigo.

Ficção: texto de ficção inédito (máximo de 30 páginas)

Tradução: devem ser, de preferência, de artigos científicos e de capítulos de livros publicados até doze meses antes da data da submissão. Seguirão as normas e formatação do artigo.

Material Didático: caderno de atividades, manuais, caderno didático produzidos voltados para o ensino de língua e/ou literatura

Dossiês Temáticos: a InterteXto poderá publicar dossiês temáticos sobre temas relevantes no âmbito da Linguística e Literatura.As propostas de dossiês temáticos deverão ser enviadas para o e-mail da revista (revistaintertextouftm@gmail.com) com as seguintes informações:

- Título da proposta de dossiê;

- Nome do(s) organizador(es) do dossiê juntamente com sua(s) respectiva(s) institucional(is), indicada(s) a três níveis (Universidade, Faculdade e Departamento), e e-mail(s) de contato;

- Uma breve apresentação do dossiê e sua relevância e articulação com o domínio científico da área de Linguística e Literatura.

Os artigos que integrarem os dossiês temáticos seguirão critérios de avaliação adotados pela interteXto. A organização do dossiê poderá fazer convites de publicação a especialistas no domínio em causa, os quais ficam sujeitos à aprovação do Conselho Editorial.

O(s) organizador(es) do dossiê temático é(são) responsável(is) pela organização, formatação/edição e revisão dos artigos a serem publicados e pela escrita da apresentação do referido dossiê.