Determinação da quantidade de óleo na água de escoamento superficial: simulação de evento pluviométrico e da poluição por óleo lubrificante

Authors

  • Rafael Carvalho da Cunha Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
  • Karla Santos de Araújo Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
  • Marquele Amorim Tonhela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) http://orcid.org/0000-0002-6132-1428
  • Geoffroy Roger Pointer Malpass Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) http://orcid.org/0000-0002-0036-5750

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i3.3637

Keywords:

Gestão Ambiental, Modelo experimental, Óleo Lubrificante.

Abstract

Precipitações em áreas urbanas podem incidir sobre estacionamentos impermeabilizados contaminados com óleos lubrificantes, gerando efluente poluído, que legalmente deve ser tratado. Como as concentrações de óleos são decrescentes em relação ao intervalo de tempo, o artigo objetiva quantificar a concentração/carga poluente de óleo lubrificante na água, minuto de pico máximo, de relativa estabilização, efeito da limpeza química e mecânica. Para tal foi desenvolvido modelo físico experimental (superfície e escoamento) e teste de delineamento. As amostras foram analisadas através da metodologia padrão de extração Soxhlet, definindo a concentração por litro (mg L-1) e a carga poluente (mg min-1). Os resultados verificaram pico de concentração entre 3 e 4 minutos, estabilizando em 10 minutos, influência da vazão e eficiência de limpeza através da remoção química e mecânica. Os testes de campo e análises laboratoriais confirmam os objetivos quanto à investigação do modelo experimental e procedimentos, sendo adequados em estudo de escala reduzida, permitindo variações para situações específicas.

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Published

2016-12-18

How to Cite

da Cunha, R. C., de Araújo, K. S., Tonhela, M. A., & Malpass, G. R. P. (2016). Determinação da quantidade de óleo na água de escoamento superficial: simulação de evento pluviométrico e da poluição por óleo lubrificante. BRAZILIAN JOURNAL OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND INNOVATION, 1(3), 57–65. https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i3.3637