Diagnóstico da qualidade da água de mananciais tributários das bacias hidrográficas do Rio Grande e do Rio Paranaíba, no Pontal do Triângulo Mineiro, baseada em atividade de educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v6i2.5795

Palavras-chave:

Características da Água, Cursos d´Água, Participação Local

Resumo

Há muitos registros de que a integração com as comunidades locais tem suprido as demandas do monitoramento da qualidade da água de mananciais por meio da análise físico-química e microbiológica por equipes voluntárias. O presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados do trabalho envolvendo o diagnóstico ambiental de cursos d´água após a realização de atividade de educação ambiental com populações de 3 municípios do Pontal do Triângulo Mineiro. Foram feitas oficinas com as comunidades locais de Carneirinho, Iturama e União de Minas de forma que amostras de água de 25 pontos de coleta em 10 mananciais fossem analisadas por parâmetros físicos (temperatura, turbidez, odor, óleos, graxas e material flutuante), químicos (oxigênio dissolvido, nitrato, nitrito, amônia, ortofosfato e pH) e microbiológicos (concentração de coliformes totais e de Escherichia coli). Os resultados revelaram o não atendimento, a pelo menos 1 parâmetro legal, em 90% das análises, inclusive, com situações com risco real à saúde das populações humanas. As atividades de educação ambiental revelaram-se eficientes tanto para o diagnóstico da qualidade da água de diversos mananciais como também para construção e consolidação de uma consciência ambiental coletiva. Intervenções educacionais, como a proposta, além de serem instrumentos didáticos para a educação ambiental, também se constituem em ação motivacional que desperta a sensação de pertencimento ao lugar com a percepção da corresponsabilidade pela qualidade de vida local e seu planejamento futuro de forma a transformar a realidade das comunidades participantes inclusive, em conjunto com a gestão pública municipal.

Biografia do Autor

  • Armando Castello Branco Jr., Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Iturama, MG, Brasil

    Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), curso de C. Biológicas, Campus Universitário de Iturama

  • Kayra Helena Freitas Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Iturama, MG, Brasil
    acadêmica do curso de C. Biológicas, UFTM, Iturama, MG, Brasil
  • Tainá Marques Sampaio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba, MG, Brasil
    Mestranda do programa em Ciências e Tecnologia Ambiental, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Ana Karoline Silva Rocha Farias, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Uberlândia, MG, Brasil
    Mestranda do programa em Agronomia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
  • João Lemes Peçanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Iturama, MG, Brasil
    acadêmico do curso de C. Biológicas, UFTM, Iturama, MG, Brasil
  • Stela Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Iturama, MG, Brasil
    acadêmica do curso de C. Biológicas, UFTM, Iturama, MG, Brasil

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Publicado

2022-09-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diagnóstico da qualidade da água de mananciais tributários das bacias hidrográficas do Rio Grande e do Rio Paranaíba, no Pontal do Triângulo Mineiro, baseada em atividade de educação ambiental. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 53–68, 2022. DOI: 10.18554/rbcti.v6i2.5795. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/rbcti/article/view/5795. Acesso em: 14 maio. 2025.