Reutilização de bagaço de cana como bioadsorvente na remoção do azul de metileno em leito fixo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v5i1.3346

Palavras-chave:

adsorção, corante, biomassa, efluentes têxteis, biossorção

Resumo

Atualmente, a indústria têxtil emprega diversos tipos de corantes e pigmentos, gerando uma imensa quantidade de efluentes para descarte. A remoção da cor pela adsorção é uma tecnologia bastante eficiente, barata e de simples operação. No entanto, devido ao elevado custo dos adsorventes comerciais, materiais alternativos estão sendo estudados, a fim de combinar uma boa capacidade de adsorção com o baixo custo. O bagaço de cana é o mais abundante resíduo da indústria sucroalcooleira do país e apresenta características estruturais que o torna um material adsorvente em potencial. O presente trabalho estudou a capacidade do bagaço de cana em adsorver o corante azul de metileno. Foram realizados experimentos para determinar a isoterma de equilíbrio, a cinética do processo e a dinâmica de adsorção em uma coluna de leito fixo. Os resultados mostraram que o bagaço possui elevado potencial para a adsorção do corante, com capacidade máxima de adsorção de 63,93 mg de corante/g de biomassa. A isoterma de adsorção foi favorável, representada pelo modelo de Sips, sendo a cinética de adsorção representada pelo modelo de pseudo-segunda ordem. As curvas de ruptura em leito fixo foram representadas pelo Modelo de Yan. O sistema operou de forma contínua, com uma concentração do corante na saída que garantiu a potabilidade da água.

Biografia do Autor

Kassia Graciele dos Santos, UFTM

Possui graduação (2006), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Eng. Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Foi pesquisadora bolsista de Pós-Doutorado PNPD/Capes (2011 a 2013) atuando UFU. Atualmente é Professora no curso de Engenharia Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem de resíduos, leito de jorro, pirólise de biomassa, fluidodinâmica computacional (CFD), escoamento multifásico granular, clarificação de lecitina de soja, energias renováveis. Ganhadora do Prêmio Capes de Tese de Doutorado 2012, da área de Engenharias II.

Referências

COLOMBO, A. Biossorção dos Íons Cádmio e Chumbo pela Casca de Soja. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2013.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Boletim da Safra Brasileira de Cana-de-açúcar. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cana. Acesso em:16 fev. 2021.

CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes [...]. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 58, 18 mar. 2005.

GUARATINI C.C.I.; ZANONI M.V.B. Corantes têxteis. Química Nova, v. 23, p. 71-78, 2000.

McCABE, W. L.; SMITH, J. C.; HARRIOT, P. Unit Operations of Chemical Enginnering. McGraw Hill Education, 7th ed., 2014.

OLIVEIRA, S. P. Adsorção do Corante Azul de Metileno em Caulinita Natural e Intercalada com Acetato de Potássio Provenientes da Região de Bom Jardim de Goiás – GO. Dissertação (Mestrado em Geociências) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

SCHIMELL, D. Adsorção dos Corantes Reativos Azul 5g e Azul Turquesa QG em Carvão Ativado Comercial. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2008.

SILVA, A. T. Influência da Temperatura na Adsorção do Corante Azul de Metileno Utilizando Serragem de Pinus Elliottii como um Adsorvente Alternativo: Um Modelo para o Tratamento de Efluentes Têxteis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SILVA, W. L. L.; OLIVEIRA, S. P. Modificação das Características de Adsorção do Bagaço de Cana para Remoção de Azul de Metileno de Soluções Aquosas. Scientia Plena, v.8, n. 9, 2012.

ZHANG, W.; L. DONG, H. YAN, H. LI, Z. JIANG, X. KAN, H. YANG, A. LI, R. Cheng., Removal of Methylene Blue from Aqueous Solutions by Straw Based Adsorbent in a Fixed-bed Column". Chemical Enginnering Journal, v. 173, p 429-433, 2011.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Jorge, I. R., Tavares, F. P., & Santos, K. G. dos. (2021). Reutilização de bagaço de cana como bioadsorvente na remoção do azul de metileno em leito fixo. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 5(1), 57–70. https://doi.org/10.18554/rbcti.v5i1.3346

Edição

Seção

Artigos