A Carreira Docente: com a palavra, os novos professores universitários

Autores

  • Rodrigo Eurípedes da Silveira
  • Álvaro da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v2i1.1149

Palavras-chave:

Formação de Recursos Humanos, Docente, Capacitação profissional

Resumo

Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa com objetivo de compreender os sentimentos/percepções relacionados à primeira experiência profissional de professores universitários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário eletrônico adicionado na plataforma SurveyMonkey, no período de junho a outubro de 2012, contendo questões socioeconômicas e indagações norteadoras, analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Mediante as Expressões Chaves, surgiram quatro Ideias Centrais (IC): O primeiro dia de aula enquanto professor; O desafio de se tornar docente; As dificuldades do início da carreira; Aspectos positivos e facilidades do início da carreira. Concluiu-se que o processo de formação deve ser contínuo na busca de desenvolvimento profissional próprio e na superação das situações que dificultam o inicio da carreira docente universitária.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

A Carreira Docente: com a palavra, os novos professores universitários. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 2, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/refacs.v2i1.1149. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1149. Acesso em: 17 maio. 2025.