A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jussara Gabriel dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v3i1.1232

Palavras-chave:

Estágio, Prática educativa, Afetividade, Gestão, Planejamento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo expor os resultados obtidos pela experiência de estágiosupervisionado no 1.º e 2.º anos do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual do Município deUberlândia/MG. Buscou-se identificar os aspectos importantes que contribuem na práticaeducativa dos/as professores/as nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. A análiseadotou a perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizando o método de observação e categorização àluz teórico-metodológica de Richardson e Oliveira. Os resultados apontam que a afetividade, agestão e o planejamento foram aspectos decisivos na prática educativa das professoras dos doisprimeiros anos do Ensino Fundamental. O estágio enquanto atividade teórica instrumentalizadorada prática proporciona a aproximação à realidade docente, constituindo-se como momento dereflexão sobre e a partir dessa realidade, contribuindo para que a formação inicial de professoresseja uma práxis educativa.

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

A PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v3i1.1232. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1232. Acesso em: 16 maio. 2025.