SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A POTENCIALIDADE PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO

Autores

  • Fernanda de Oliveira Sarreta
  • Fumie Eto
  • Daiane Cristina dos Santos Brentini
  • Danielle de Oliveira Nogueira
  • Gabriela Cristina Braga Bisco

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v4i1.1529

Resumo

Este artigo tem como objetivo propiciar reflexão acerca da educação permanente em saúde (EPS),estratégia adotada no Sistema Único de Saúde para a formação e o trabalho em saúde. A partir dacontribuição do método dialético, o estudo bibliográfico, a coleta de dados em grupo focal e aobservação em campo, busca-se compreender o enfrentamento dos limites e as alternativas dossujeitos no cenário contemporâneo - estudantes de serviço social e trabalhadores de saúde. Osresultados revelam que a EPS é de difícil exercício, já que busca a ruptura com práticas verticalizadas eo compromisso ético e político com a saúde pública e, coloca em foco, os valores e concepções sobre ocontexto onde se gestam as políticas públicas, o sistema capitalista. Considera-se que a estratégiapotencializa a integração ensino-serviço e a busca de respostas coletivas aos problemas.

Descritores: Serviço Social; Política de saúde; Educação permanente.

Publicado

2016-01-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A POTENCIALIDADE PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 17–25, 2016. DOI: 10.18554/refacs.v4i1.1529. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1529. Acesso em: 5 dez. 2025.