SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A POTENCIALIDADE PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v4i1.1529Resumo
Este artigo tem como objetivo propiciar reflexão acerca da educação permanente em saúde (EPS),estratégia adotada no Sistema Único de Saúde para a formação e o trabalho em saúde. A partir dacontribuição do método dialético, o estudo bibliográfico, a coleta de dados em grupo focal e aobservação em campo, busca-se compreender o enfrentamento dos limites e as alternativas dossujeitos no cenário contemporâneo - estudantes de serviço social e trabalhadores de saúde. Osresultados revelam que a EPS é de difícil exercício, já que busca a ruptura com práticas verticalizadas eo compromisso ético e político com a saúde pública e, coloca em foco, os valores e concepções sobre ocontexto onde se gestam as políticas públicas, o sistema capitalista. Considera-se que a estratégiapotencializa a integração ensino-serviço e a busca de respostas coletivas aos problemas.
Descritores: Serviço Social; Política de saúde; Educação permanente.
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