SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A POTENCIALIDADE PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO

Autores

  • Fernanda de Oliveira Sarreta
  • Fumie Eto
  • Daiane Cristina dos Santos Brentini
  • Danielle de Oliveira Nogueira
  • Gabriela Cristina Braga Bisco

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v4i1.1529

Resumo

Este artigo tem como objetivo propiciar reflexão acerca da educação permanente em saúde (EPS),estratégia adotada no Sistema Único de Saúde para a formação e o trabalho em saúde. A partir dacontribuição do método dialético, o estudo bibliográfico, a coleta de dados em grupo focal e aobservação em campo, busca-se compreender o enfrentamento dos limites e as alternativas dossujeitos no cenário contemporâneo - estudantes de serviço social e trabalhadores de saúde. Osresultados revelam que a EPS é de difícil exercício, já que busca a ruptura com práticas verticalizadas eo compromisso ético e político com a saúde pública e, coloca em foco, os valores e concepções sobre ocontexto onde se gestam as políticas públicas, o sistema capitalista. Considera-se que a estratégiapotencializa a integração ensino-serviço e a busca de respostas coletivas aos problemas.

Descritores: Serviço Social; Política de saúde; Educação permanente.

Publicado

2016-01-28

Como Citar

Sarreta, F. de O., Eto, F., Brentini, D. C. dos S., Nogueira, D. de O., & Bisco, G. C. B. (2016). SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A POTENCIALIDADE PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 4(1), 17–25. https://doi.org/10.18554/refacs.v4i1.1529

Edição

Seção

Artigos originais