Controle do ruído: percepções da equipe e intervenção educativa em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Autores

  • Fabiana Jorge Bueno Galdino Barsam
  • Cinthia Lorena Silva Barbosa Teixeira
  • Cláudia Rodrigues de Oliveira
  • Larissa Cristina de Sousa Lima
  • Débora de Oliveira Ferreira
  • Maria Sueli de Souza Silva
  • Fernanda Carolina Camargo

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3084

Palavras-chave:

Monitoramento do ruído, Unidades de terapia intensiva neonatal, Hospitais de ensino

Resumo

Estudo híbrido, composto de fase transversal-quantitativa, realizado de março a maio de 2017, através de levantamento e fase descritiva-narrativa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo identificar a percepção do ruído de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de hospital público de ensino e descrever ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) empreendidas para o controle do ruído. Foram identificados como principais efeitos do ruído na equipe: irritabilidade (83,3%), dores de cabeça (75%) e perda de atenção (68,3%). Principais fontes: alarmes de monitores e incubadoras (95%) e conversas na unidade (85%). A formação de Grupo Condutor com expertise, reuniões em diferentes turnos e a flexibilização da participação foram iniciativas viabilizadoras para a implementação da EPS. Foi elaborado um menu de sugestões apoiadoras ao desenvolvimento da “cultura do silêncio” no setor. Mediante o desafio mundial quanto ao controle de ruídos nestas unidades, infere-se que a descrição do processo e das iniciativas favorece sua replicação em cenários semelhantes.

Biografia do Autor

Fabiana Jorge Bueno Galdino Barsam

Médica Neonatologista e Pediátrica. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do curso de Graduação em Medicina. Departamento Materno Infantil e de Pediátria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil. ORCID: 0000-0002-8143-4083 E-mail: faturka2002@hotmail.com

Cinthia Lorena Silva Barbosa Teixeira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. MBA em Gestão Hospitalar. Enfermeira do Hospital de Clínicas (HC) da UFTM. Uberaba, MG, Brasil. ORCID:  0000-0001-7864-5528 E-mail: cinthiabarbosa.enf@gmail.com

Cláudia Rodrigues de Oliveira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Neonatal e Pediátrica. Enfermeira do HC-UFTM. Uberaba, MG, Brasil. ORCID: 0000-0002-1992-4735                                                          E-mail: claudinhaenfermagem6@hotmail.com

Larissa Cristina de Sousa Lima

Fonoaudióloga. Especialista em Voz. Fonoaudióloga do HC-UFTM. Uberaba, MG, Brasil. ORCID: 0000-0003-1449-8789                                                                                                                         E-mail: larissalima_fonoaudiologia@hotmail.com

Débora de Oliveira Ferreira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Neonatologia. Mestranda em Atenção à Saúde pela UFTM. Enfermeira do HC-UFTM. Uberaba, MG, Brasil.                          ORCID: 0000-0003-3685-0800 E-mail: deboradeoliveiraferreira@hotmail.com

Maria Sueli de Souza Silva

Grupo de Humanização e Acolhimento Familiar do HC-UFTM. Uberaba, MG – Brasil. ORCID: 0000-0003-0386-6822 E-mail: sueli.enf@outlook.com

Fernanda Carolina Camargo

Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde. Epidemiologista Clínica do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerencia de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM. Uberaba, MG Brasil. ORCID: 0000-0002-1048-960X E-mail: fernandaccamargo@yahoo.com.br

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Publicado

2018-07-25

Como Citar

Barsam, F. J. B. G., Teixeira, C. L. S. B., Oliveira, C. R. de, Lima, L. C. de S., Ferreira, D. de O., Silva, M. S. de S., & Camargo, F. C. (2018). Controle do ruído: percepções da equipe e intervenção educativa em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 6(3), 453–363. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3084

Edição

Seção

Artigos originais