Controle do ruído: percepções da equipe e intervenção educativa em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3084Palavras-chave:
Monitoramento do ruído, Unidades de terapia intensiva neonatal, Hospitais de ensinoResumo
Estudo híbrido, composto de fase transversal-quantitativa, realizado de março a maio de 2017, através de levantamento e fase descritiva-narrativa de abordagem qualitativa, que teve como objetivo identificar a percepção do ruído de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de hospital público de ensino e descrever ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) empreendidas para o controle do ruído. Foram identificados como principais efeitos do ruído na equipe: irritabilidade (83,3%), dores de cabeça (75%) e perda de atenção (68,3%). Principais fontes: alarmes de monitores e incubadoras (95%) e conversas na unidade (85%). A formação de Grupo Condutor com expertise, reuniões em diferentes turnos e a flexibilização da participação foram iniciativas viabilizadoras para a implementação da EPS. Foi elaborado um menu de sugestões apoiadoras ao desenvolvimento da “cultura do silêncio” no setor. Mediante o desafio mundial quanto ao controle de ruídos nestas unidades, infere-se que a descrição do processo e das iniciativas favorece sua replicação em cenários semelhantes.
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