O ensino médico no cuidado em saúde materno-infantil: ambientes de prática, estratégias e desafios
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v7i3.3446Palavras-chave:
Saúde da mulher, Gestantes, Cuidado pré-natalResumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar as estratégias pedagógicas aplicadas em uma escola médica, na disciplina de Saúde Coletiva IV, para ensino de conceitos relativos à Saúde da Mulher e da Criança, na Rede Cegonha. Os docentes da disciplina dividiram os estudantes em pequenos grupos que foram inseridos em cenários de prática como: alojamentos-conjunto pós-parto, Bancos de Leite Humano e demais serviços de cuidado materno-infantil. Percebeu-se, em todas as vivências, que os estudantes expuseram seus entendimentos sobre conceitos relativos à portaria da Rede Cegonha e levantaram questionamentos acerca da organização da rede de serviços visitada. Dessa forma, a estratégia pedagógica aplicada permitiu o desenvolvimento do pensamento crítico dos discentes, particularmente ao se constatar o debate conjunto dos graduandos sobre a aplicação ou não das diretrizes colocadas pela Rede Cegonha nos serviços visitados.
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