Ensino da prática baseada em evidências: perspectivas de enfermeiros gestores universitários
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i2.4695Palavras-chave:
Enfermagem baseada em evidências, Prática clínica baseada em evidências, Pesquisa em enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação superior.Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o ensino da prática baseada em evidências na perspectiva de enfermeiros gestores universitários. Trata-se de estudo por métodos mistos, conforme concepção da Prática Baseada em Evidências, e pela Teoria de Difusão de Inovações, conduzido por entrevistas individuais semiestruturadas, por abordagem hermenêutico-dialética, junto à amostra intencional de 10 enfermeiros gestores de uma universidade pública. O ensino da prática baseada em evidências se dava por iniciativas pontuais de docentes, durante estágios por levantamento de uma questão clínica e busca de evidências para respondê-la, ou em atividades de busca e análise crítica de artigos científicos. Os resultados apoiam a orientação da matriz educacional na formação de enfermeiros e indicam que aspectos contextuais influenciadores da adoção da prática baseada em evidências no ensino foram reconhecidos, recomendando incrementar tanto o ensino, como a produção de conhecimento sobre a temática.
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