Estratégias para o ensino da prática baseada em evidências na formação de enfermeiros: revisão integrativa

Fernanda Carolina Camargo, Helena Hemiko Iwamoto, Gilberto de Araújo Pereira, Regiane Máximo de Souza, Luan Augusto Alves Garcia, Damiana Aparecida Trindade Monteiro, Sabrina Karla de Souza Cubas, Gabriela França Rosinha

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar estratégias para o ensino da Prática Baseada em Evidências nos diferentes níveis de formação dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca ocorreu nas bases PubMed, CINAHL e LILACS. Foram incluídos estudos em inglês, português e espanhol, publicados em periódicos de enfermagem, no período de janeiro de 2007 a outubro de 2016. Foram identificadas 68 referências, e atenderam aos critérios de inclusão 13 estudos primários. Estratégias identificadas para o ensino foram a mediação do processo ensino-aprendizagem no cenário da prática e as estratégias propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação, além da reorientação da matriz educacional. O fortalecimento da integração ensino-serviço, a formação de enfermeiros Mestres e Doutores para atuarem como consultores para a implementação da PBE nas organizações de saúde, e a reflexão sobre a atuação docente apresentaram-se como eminentes contribuições para a formação do enfermeiro de práticas avançadas. As evidências identificadas podem apoiar alternativas de ensino para o fortalecimento da formação do enfermeiro ancorado em conhecimento científico consubstanciado; também, elas podem apoiar a discussão do tema no âmbito na América Latina e Caribe, onde os estudos sobre o tema são incipientes.


Palavras-chave


Enfermagem baseada em evidências; Pesquisa em enfermagem; Docentes de enfermagem; Educação em enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v6i0.2288

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