Educação em saúde: experiência em sala de espera
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5024Palavras-chave:
Comunicação em saúde, Capacitação profissional, Educação em saúde.Resumo
Este é um relato de experiência realizado de agosto a dezembro de 2018 em um hospital escola de Minas Gerais com o objetivo de apresentar ações de educação em saúde em sala de espera. Utilizou-se como base espaços dialógicos na construção do saber. Dos resultados destacam-se: 10 encontros, com 150 participantes e, como temáticas principais abordou-se: política de saúde e direitos sociais. Verificou-se que o projeto aproximou o discente do Serviço Social aos espaços sociocupacionais que o (a) assistente social atua, inserindo-o (a) na dinâmica de trabalho na saúde e resgate dos princípios constitucionais da vivência da realidade social nesse âmbito, e ampliação de conhecimentos através da educação em saúde para os usuários.
Referências
Quemelo PRV, Milani D, Bento VF, Vieira ER, Zaia J E. Literacia em saúde: tradução e validação de instrumento para pesquisa em promoção da saúde no Brasil. Cad Saúde Pública [Internet], 2017 [citado em 10 jan 2019]; 33(2):e00179715. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v33n2/1678-4464-csp-33-02-e00179715.pdf
Ministério da Saúde (Br). Portaria n° 2761, de 19 de novembro 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Âmbito do Sistema Único de Saúde [Internet]. Brasília, DF, 19 nov 2013 [citado em 01 abr 2020]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html
Farinelli MR, Julião CH, Ribeiro PMA, Nunes LAS, Martins RAS. A educação permanente e a literacia para a saúde: contribuições para formação profissional. REFACS [Internet]. 2017 [citado em 01 abr 2020]; 5(Supl. 2):305-10. Disponível em: http://www.seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs
Coriolano-Marinus MWL, Queiroga BAM, Ruiz-Moreno L, Lima LS. Comunicação nas práticas em saúde: revisão integrativa da literatura. Saúde Soc. [Internet]. 2014 [citado 24 set 2020]; 23(4):1356-69. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000400019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v23n4/0104-1290-sausoc-23-4-1356.pdf
Leite RAF, Brito ES, Silva LMC, Palha PF, Ventura CAA. Acesso à informação em saúde e cuidado integral: percepção de usuários de um serviço público. Interface [Internet]. 2014 [citado em 01 abr 2020]; 18(51):661-71. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v18n51/1807-5762-icse-1807-576220140653.pdf
Conselho Federal de Serviço Social. Resolução CFESS n. 273/93, de 13 de março 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências [Internet]. Brasília, DF, 30 mar 1993 [citado em 01 abr 2020]. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1993.pdf
Conselho Federal de Serviço Social. Parâmetros para atuação do assistente social na política de saúde. Brasília, DF: CFESS; 2010.
Silva SC, Costa JA, Oliveira, IICM. Inserção de grupo de sala de espera como promoção em saúde em uma unidade pré-hospitalar. Serv Soc Saúde [Internet]. 2017 [citado em 01 abr 2020]; 16(1):25-48. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8651472/17518
Santos G, Freitas LO. Permanência e assistência estudantil na UFMT: desafios para a garantia de direitos no ensino superior [Internet]. In: Anais do 3º Encontro Internacional de Política Social, 10º Encontro Nacional de Política Social: comunicações orais: análise, avaliação e financiamento das políticas públicas; 2015; Vitória. Vitória, ES: UFES; 2015 [citado em 01 abr 2020]. v. 1, n. 1. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/einps/article/view/10059
Anais do 3º Encontro Internacional de Política Social, 10º Encontro Nacional de Política Social; 2015; Vitória. Vitória, ES: UFES; 2015 [citado em 01 abr 2020]. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/einps/issue/view/559
Pinto L, Nicodemos FT, Escoura C, Lopes PFG, Ferreira MA, Santos AS. Sala de espera: espaço para educação em saúde. REFACS [Internet]. 2018 [citado 24 set 2020]; 6(3):500-7. DOI: https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.2917
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.