Educação em saúde e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.5027Palavras-chave:
Educação em saúde, Alfabetização, Categoria de trabalhadores, Qualidade de vida.Resumo
Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva realizado de 2018 a 2019, com o objetivo de relatar a experiência de um projeto de educação em saúde com trabalhadores de uma universidade pública. Participaram do projeto 15 profissionais da saúde e educação, em encontros mensais com duas horas de duração, com 50 horas de atividades no total. A abordagem dialógica, e os 10 passos da metodologia RENASCERES@ oportunizaram espaço de discussão sobre estilo de vida e qualidade de vida. Entre os relatos destacam-se: que as atividades proporcionaram melhoria na prática de exercícios físicos, na alimentação, reflexões sobre a busca de resiliência no cotidiano pessoal e profissional; a obtenção de um estilo de vida mais saudável com influência na qualidade de vida. As intervenções realizadas contribuíram para a promoção da saúde com possibilidades de melhoria da literacia para a saúde nos servidores participantes.
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