MEMOREX: Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo computadorizado para treinamento cognitivo de idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5112

Palavras-chave:

Prática psicológica, Envelhecimento cognitivo, Jogos de vídeo.

Resumo

Este é um estudo de desenvolvimento, realizado entre os anos de 2018 e 2019, em Uberaba, com o objetivo de desenvolver um jogo para treinamento cognitivo, chamado Memorex, e realizar a avaliação inicial de sua efetividade com idosos comunitários. A pesquisa foi dividida em 2 etapas: criação do jogo e verificação da eficiência. Inicialmente foi desenvolvido um jogo eletrônico com sete tarefas cognitivas, que permite caracterizar o jogador e gera um relatório de uso. A adequação do Memorex foi avaliada por dois juízes especialistas. Após sua criação 58 idosos foram avaliados, divididos entre grupo experimental e grupo controle Houve avaliação pré e pós-teste de aspectos cognitivos. Verificou-se melhora cognitiva dos idosos que passaram pela intervenção no pós-teste quando comparados aos idosos que não receberam a intervenção, mostrando a utilidade do Memorex como treino cognitivo e seu potencial para uso com idosos.

Biografia do Autor

Sabrina Martins Barroso, Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga. Especialista em Avaliação Psicológica e Desenvolvimento Humano. Mestre em Psicologia. Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Maria Gabriela Longo

Psicóloga. Especialista em Análise do Comportamento pela Universidade Federal de São Carlos

Ana Laura Domingues de Sousa

Psicóloga. Profissional autônoma

Larissa da Costa Formaji, UFTM

Graduanda em Psicologia pela UFTM

Larissa Lacerda Diniz, UFTM

Graduanda em Psicologia pela UFTM

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Barroso, S. M., Longo, M. G., Sousa, A. L. D. de, Formaji, L. da C., & Diniz, L. L. (2021). MEMOREX: Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo computadorizado para treinamento cognitivo de idosos. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(1), 76–89. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5112