MEMOREX: Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo computadorizado para treinamento cognitivo de idosos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5112Palavras-chave:
Prática psicológica, Envelhecimento cognitivo, Jogos de vídeo.Resumo
Este é um estudo de desenvolvimento, realizado entre os anos de 2018 e 2019, em Uberaba, com o objetivo de desenvolver um jogo para treinamento cognitivo, chamado Memorex, e realizar a avaliação inicial de sua efetividade com idosos comunitários. A pesquisa foi dividida em 2 etapas: criação do jogo e verificação da eficiência. Inicialmente foi desenvolvido um jogo eletrônico com sete tarefas cognitivas, que permite caracterizar o jogador e gera um relatório de uso. A adequação do Memorex foi avaliada por dois juízes especialistas. Após sua criação 58 idosos foram avaliados, divididos entre grupo experimental e grupo controle Houve avaliação pré e pós-teste de aspectos cognitivos. Verificou-se melhora cognitiva dos idosos que passaram pela intervenção no pós-teste quando comparados aos idosos que não receberam a intervenção, mostrando a utilidade do Memorex como treino cognitivo e seu potencial para uso com idosos.
Referências
Schafer JL, Rigoli MM, Kristensen CH. Focos de atenção no idoso. In: Cordioli AV, Grevet EH, organizadores. Psicoterapias: abordagens atuais. 4ed. Porto Alegre: Artmed; 2019. cap. 23, p. 585-609.
Souza LHR, Brandão JCS, Fernandes AKC, Cardoso BLC. Queda em idosos e fatores de risco associados. Rev Atenç Saúde [Internet]. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 15(54):55-60. DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol15n54.4804
Chu-Man L, Chang MY, Chu MC. Effects of mahjong on the cognitive function of middle-aged and older people. Int J Geriatr Psychiatry. 2015 [citado em 04 nov 2020]; 30(9):994-7. DOI: http://doi.org/10.1002/gps.4307
Lin HC, Chiu YH, Chen YJ, Wuang YP, Chen CP, Wang C-C, et al. Continued use of an interactive computer game-based visual perception learning system in children with developmental delay. Int J Med Inform. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 107:76-87. DOI: http://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.09.003
Cruz VLP, Toni PM, Oliveira DM. As funções executivas na Figura Complexa de Rey: relação entre planejamento e memória nas fases do teste. Bol Psicol. [Internet] 2011 [citado em 05 nov 2020]; 61(134):17-30. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v61n134/v61n134a03.pdf
Mourão Júnior CA, Faria NC. Memória. Psicol Reflex Crit. [Internet]. 2015 [citado em 05 de novembro de 2020]; 28(4):780-8. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528416
Sala G, Aksayli ND, Tatlidil KS, Tatsumi T, Gondo Y, Gobet F. Near and far transfer in cognitive training: a second-order meta-analysis. Collabra Psychol. [Internet]. 2019 [citado em 05 nov 2020]; 5(1):1-22. DOI: https://doi.org/10.1525/collabra.203
Peijnenborgh JCAW, Hurks PM, Aldenkamp AP, Vles JS, Hendriksen JGM. Efficacy of working memory training in children and adolescents with learning disabilities: a review study and metaanalysis. Neuropsychol Rehabil. [Internet]. 2016 [citado em 04 nov 2020]; 26(5-6):645-72. DOI: http://doi.org/ 10.1080/09602011.2015.1026356
Barroso SM. Treinamento cognitivo para idosos com comprometimento cognitivo leve. In: Mansur-Alves M, Silva JBL, organizadoras. Intervenção cognitiva: dos conceitos e métodos às práticas baseadas em evidências para diferentes aplicações. Belo Horizonte: T. Ser Editora; 2020. p. 357-562.
Au J, Sheehan E, Tsai N, Duncan GJ, Buschkuehl M, Jaeggi SM. Improving fluid intelligence with training on working memory: a meta-analysis. Psychon Bull Rev. [Internet]. 2015 [citado em 05 nov 2020]; 22(2):366-77. DOI: http://doi.org/ 10.3758/s13423-014-0699-x
Morrison AB, Chein JM. Does working memory training work? The promise and challenges of enhancing cognition by training working memory. Psychon Bull Rev. [Internet]. 2011 [citado em 30 out 2020]; 18(1):46-60. DOI: http://doi.org/ 10.3758/s13423-010-0034-0
Barroso SM, Pereira FE, Lopes DG, Machado JR, Curtiço Júnior JH. Treinamento cognitivo de atenção e memória de universitários com jogos eletrônicos. Psico [Internet]. 2019 [citado em 25 out 2020]; 50(4):e29466. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.29466
Cardoso NO, Argimon IIL, Pereira VT. Jogos eletrônicos e a cognição em idosos - uma revisão sistemática. Psicol Caribe [Internet]. 2017 [citado em 25 out 2020]; 34(2):139-60. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/psdc/v34n2/2011-7485-psdc-34-02-00139.pdf. DOI: 10.14482/psdc.33.2.72784
Toril P, Reales JM, Ballesteros S. Video game training enhances cognition of older adults: a meta-analytic study. Psychol Aging [Internet]. 2014 [citado em 30 out 2020]; 29(3):706-16. DOI: http://doi.org/ 10.1037/a0037507
Barroso SM, Curtiço Júnior JH, Lopes DG, Pereira FE, Ruiz JM. Treinamento cognitivo de idosos com uso de jogos eletrônicos: um estudo de caso. Ciênc Cogn. [Internet]. 2018 [citado em 05 nov 2020]; 23(1):43-53. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1396
Park JH, Park JH. Does cognition-specific computer training have better clinical outcomes than non-specific computer training? A single-blind, randomized controlled trial. Clin Rehabil. [Internet]. 2018 [citado em 05 nov 2020]; 32(2):213-22. DOI: http://doi.org/ 10.1177/0269215517719951
Dartigues JF, Foubert-Samier A, Le Goff M, Viltard M, Amieva H, Orgogozo JM, et al. Playing board games, cognitive decline and dementia: a French population-based cohort study. BMJ Open [Internet]. 2013 [citado em 05 nov 2020]; 3(8):e002998. DOI: http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2013-002998
Ray NR, O’Connell MA, Nashiro K, Smith ET, Qin S, Basak C. Evaluating the relationship between white matter integrity, cognition, and varieties of video game learning. Restor Neurol Neurosci. [Internet]. 2017 [citado em 02 nov 2020]; 35(5):437-56. DOI: http://doi.org/10.3233/RNN-160716
Barbosa-Pereira D, Ferreira Junior LA, Souza ER, Galvão HA, Mendonça CM, Saldanha-Silva R, et al. Desenvolvimento e validade de conteúdo de um programa computadorizado de treino cognitivo para crianças. Rev Neuropsicol Latinoam. [Internet]. 2019 [citado em 10 de out 2020]; 11(3):52-65. Disponível em: https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/450
Golino MTS, Schelini PW, Golino HF, Souza Pereira BL, Felix LM. Investigando evidências de validade de conteúdo e estrutural em tarefas de um treino cognitivo para idosos. Aval Psicol. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 16(3):278-92. DOI: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12431
Pergher V, Shalchy MA, Pahor A, Van Hulle MM, Jaeggi SM, Seitz AR. Divergent research methods limit understanding of working memory training. J Cogn Enhanc. [Internet]. 2019 [citado em 01 nov 2020]; 4:100-20. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s41465-019-00134-7. DOI:
https://doi.org/10.1007/s41465-019-00134-7
Hayat SA, Luben R, Dalzell N, Moore S, Hogervorst E, Matthews FE, et al. Understanding the relationship between cognition and death: a within cohort examination of cognitive measures and mortality. Eur J Epidemiol. [Internet]. 2018 [citado em 05 nov 2020]; 33:1049-62. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10654-018-0439-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10654-018-0439-z
Barroso SM, Rosendo L. Uso de tecnologias por idosos de Uberaba. [Relatório final de iniciação cientifica]. Uberaba, MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2018. 5p.
Holmes J, Gathercole SE, Dunning DL. Adaptive training leads to sustained enhancement of poor working memory in children. Dev Sci. [Internet]. 2009 [citado em 05 nov 2020]; 12(4):9-15. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2009.00848.x
Oliveira M, Rigoni M, Andretta I, Moraes JF. Validação do Teste Figuras Complexas de Rey na população brasileira. Aval Psicol. [Internet]. 2004 [citado em 21 nov 2020]; 3(1):33-8. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v3n1/v3n1a04.pdf
Shulman KI, Gold DP, Cohen CA, Zucchero CA. Clock‐drawing and dementia in the community: a longitudinal study. Int J Geriatr Psychiatry [Internet]. 1993 [citado em 05 nov 2020]; 8(6): 487-96. DOI: https://doi.org/10.1002/gps.930080606
Leme IFAS, Rossetti MO, Pacanaro SV, Rabelo IS. Teste de Memória Visual de Rostos – MVR. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2011. 72p.
Rueda FJM, Sisto FF. Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) Manual. São Paulo: Vetor; 2007. 67p.
Machin R, Couto MT, Silva GSN, Schraiber LB, Gomes R, Santos Figueiredo W, et al. Concepções de gênero, masculinidade e cuidados em saúde: estudo com profissionais de saúde da atenção primária. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2011 [citado em 05 nov 2020]; 16(11):4503-12. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001200023
Endo, ACB, Roque MAB. Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor. Intercom, Rev Bras Ciênc Comum. [Internet]. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 40(1):77-96. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-5844201715
Campos BSO. Classificação das estratégias de construção do Teste do Desenho do Relógio. [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2017. 103p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.