Relações entre hipóteses e diagnósticos em avaliações psicológicas de crianças e adolescentes: um estudo empírico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5192

Palavras-chave:

Avaliação de sintomas, Diagnóstico, Criança, Adolescente.

Resumo

Esta é uma pesquisa documental, de levantamento e correlacional, desenvolvida entre os anos de 2013 a 2014 no Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como objetivo examinar a relação entre as hipóteses diagnósticas iniciais e o diagnóstico final de crianças e adolescentes que realizaram avaliação psicológica. Foram utilizados os laudos psicológicos e o Child Behavior Checklist/6-18 (CBCL6/18) e, dois juízes independentes codificaram as demandas e conclusões descritas nos laudos de acordo com categorias psicopatológicas descritas na quinta edição do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Os resultados mostraram que há pouca concordância entre os métodos semiestruturado (laudo) e padronizado (Child Behavior Checklist/6-18) para a formulação de hipóteses diagnósticas iniciais (Kappa?0,253). Há também pouca concordância entre as hipóteses diagnósticas iniciais (Child Behavior Checklist/6-18) e as conclusões diagnósticas (laudo) (Kappa?0,250). Houve maior concordância entre hipótese inicial (laudo) e conclusão diagnóstica (laudo) quando se tratavam de problemas muito específicos, como o transtorno alimentar (Kappa=0,662) e do sono-vigília (Kappa=1.000). Conclui-se que os métodos utilizados para o levantamento das queixas apresentaram vantagens e desvantagens, sendo esperadas associações relativamente baixas ou moderadas entre métodos independentes de avaliação.

Biografia do Autor

Denise Balem Yates, Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia. Mestre e Doutora em Psicologia. Coordenadora do Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mônia Aparecida da Silva, Universidade Federal de São João Del Rei

Psicóloga. Mestre e Doutora e Pós Doutora em Psicologia. Professora da Universidade Federal de São João Del Rei

Kaena Garcia Henz

Psicóloga. Especialista em Terapia Sistêmica Individual

Daiane Silva de Souza

Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Especialista em Psicologia Clínica. Mestre em Psicologia

Renata Gruner

Psicóloga. Especialista em Atendimento Clínico com ênfase em Psicanálise

Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, Universidade de Brasília

Psicólogo. Mestre, Doutor e Pós Doutor em Psicologia. Professor da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-01-27

Como Citar

Yates, D. B., Silva, M. A. da, Henz, K. G., Souza, D. S. de, Gruner, R., & Oliveira, S. E. S. de. (2021). Relações entre hipóteses e diagnósticos em avaliações psicológicas de crianças e adolescentes: um estudo empírico. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9(1), 110–126. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5192