Relações entre hipóteses e diagnósticos em avaliações psicológicas de crianças e adolescentes: um estudo empírico
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5192Palavras-chave:
Avaliação de sintomas, Diagnóstico, Criança, Adolescente.Resumo
Esta é uma pesquisa documental, de levantamento e correlacional, desenvolvida entre os anos de 2013 a 2014 no Centro de Avaliação Psicológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo como objetivo examinar a relação entre as hipóteses diagnósticas iniciais e o diagnóstico final de crianças e adolescentes que realizaram avaliação psicológica. Foram utilizados os laudos psicológicos e o Child Behavior Checklist/6-18 (CBCL6/18) e, dois juízes independentes codificaram as demandas e conclusões descritas nos laudos de acordo com categorias psicopatológicas descritas na quinta edição do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Os resultados mostraram que há pouca concordância entre os métodos semiestruturado (laudo) e padronizado (Child Behavior Checklist/6-18) para a formulação de hipóteses diagnósticas iniciais (Kappa?0,253). Há também pouca concordância entre as hipóteses diagnósticas iniciais (Child Behavior Checklist/6-18) e as conclusões diagnósticas (laudo) (Kappa?0,250). Houve maior concordância entre hipótese inicial (laudo) e conclusão diagnóstica (laudo) quando se tratavam de problemas muito específicos, como o transtorno alimentar (Kappa=0,662) e do sono-vigília (Kappa=1.000). Conclui-se que os métodos utilizados para o levantamento das queixas apresentaram vantagens e desvantagens, sendo esperadas associações relativamente baixas ou moderadas entre métodos independentes de avaliação.
Referências
Krug JS, Trentini CM, Bandeira DR. Conceituação de psicodiagnóstico na atualidade. Psicodiagnóstico. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. 1ed. Porto Alegre: Artmed; 2016. p. 16-20.
Rigoni MS, Sá SD. O processo psicodiagnóstico. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. 1ed. Porto Alegre: Artmed; 2016. p. 27-34.
Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS. Psicodiagnóstico: formação, cuidados éticos, avaliação de demanda e estabelecimento de objetivos. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. 1ed. Porto Alegre: Artmed; 2016. p. 21-26.
Giacomoni CH, Bandeira CM. Entrevista com pais e demais fontes de informação. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. 1ed. Porto Alegre: Artmed; 2016. p. 206-210.
Nunes, MLT, Lorenço, L e Teixeira, R. C. Avaliação Psicológica: o papel da observação e da entrevista. In: Lins, MRC,Borsa, JC, editoras. Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes; 2017, p. 23-37.
Meyer GJ, Finn SE, Eyde LD, Kay GG, Moreland KL, Dies RR, et al. Psychological testing and psychological assessment: a review of evidence and issues. Am. psychol. [Internet]. 2001 [citado em 04 fev. 2019]; 56(2):128-65. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.56.2.128
De Los Reyes A, Augenstein TM, Wang M, Thomas SA, Drabick DAG, Burgers DE, et al. The validity of the multi-informant approach to assessing child and adolescent mental health. Psychol Bull. [Internet]. 2015 [citado em 12 dez. 2019]; 141(4):858-900. DOI: https://doi.org/10.1037/a0038498
Achenbach TM, Rescorla LA. Manual for the ASEBA School-Age Forms & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families, 2001. 238 p.
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério Brasil 2013. 2013. Disponível em http://www.abep.org/criterio-brasil. [citado em 02 jan. 2019]
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP nº 006/2019. 2003 [citado em 29 mar 2019]. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/guest/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/69440957/do1-2019-04-01-resolucao-n-6-de-29-de-marco-de-2019-69440920
American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-IV-TR. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Bordin IA, Rocha MM, Paula CS, Teixeira MCTV, Achenbach TM, Rescorla LA, et al. Child Behavior Checklist (CBCL), Youth Self-Report (YSR) and Teacher’s Report Form (TRF): an overview of the development of the original and Brazilian versions. Cad Saúde Pública (Online) [Internet]. 2013 [citado em 17 abr. 2019]; 29(1):13-28. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2013000100004
Achenbach TM. Multicultural Evidence-Based Assessment Using the Achenbach System Of Empirically Based Assessment (ASEBA) For Ages ½-90+. Psychol Av Discip. 2015 [citado em 04 mai. 2019]; 9(2):13-23. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/psych/v9n2/v9n2a01.pdf
Emerich DR, Rocha MM, Silvares EF. Equipe CBCL/6-18 2010. Testagem da estrutura fatorial do Child Behavior Checklist para crianças brasileiras. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica [CD-ROM]; jun-2011; Bento Gonçalves: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011.
American Psychiatric Association (APA). DSM-IV: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 4ª Edição. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.
American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. (DSM-5). 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Miot HA. Agreement analysis in clinical and experimental trials. J Vasc Bras. [Internet]. 2016 [citado em 21 out. 2019]; 15(2):89-92. DOI: https://doi.org/10.1590/1677-5449.004216
Sim J, Wright CC. The Kappa Statistic in Reliability Studies: use, interpretation, and sample size requirements. Phys Ther. [Internet]. 2005 [citado em 07 nov. 2019]; 85(3):257-68. DOI: https://doi.org/10.1093/ptj/85.3.257
Vagostello L, Albuquerque DSM, Queiroz FT, Lopes GP, Silva LV. Caracterização das demandas de psicodiagnóstico infantil em uma clínica-escola de São Paulo. Psicol Rev. 2017 [citado em 22 fev. 2020]; 26(1):41-58. DOI: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i1p.41-58
Oliveira, DC, Kottel A. Determinantes comportamentais e emocionais do processo de ensino-aprendizagem. Caderno Intersaberes. 2016 [citado em 25 jun. 2020]; 5(6):1-11. Disponível em: https://www.uninter.com/cadernosuninter/index.php/intersaberes/article/view/379/379
Dias TP, Gil M, Del Prette ZAP. Multimodal analysis of estimated and observed social competence in preschoolers with/without behavior problems. Paidéia (Ribeirão Preto, Online) [Internet]. 2013 [citado em 03 set. 2020]; 23(55):197-205. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272355201307
Marin AH, Borba BMR, Bolsoni-Silva, AT. Problemas emocionais e de comportamento e reprovação escolar: estudo de caso-controle com adolescentes. Psicol Teor Prát. [Internet]. 2018 [citado em 01 dez. 2019]; 20(3):283-98. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p299-313
Goulart AP, Jordani V, Sakae TM, Sakae GRFM, Schaefer TF, Meyer HF. Perfil epidemiológico de crianças e adolescentes atendidos em um ambulatório de psiquiatria no sul do Brasil no período de 2004 a 2012. Arq Catarin Med. 2016 [citado em 04 set. 2020]; 45(3):17-34. http://www.acm.org.br/acm/seer/index.php/arquivos/article/view/108/99
Fortes P, Wilhelm A, Petersen C, Almeida R. Mindfulness em crianças com ansiedade e depressão: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. Contextos Clín. [Internet]. 2019 [citado em 20 mai. 2020]; 12(2):584-98. DOI: http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2019.122.09
Bellina M, Brambilla P, Garzitto M, Negri GAL, Molteni M, Nobile M. The ability of CBCL DSM-oriented scales to predict DSM-IV diagnoses in a referred sample of children and adolescents. Eur Child Adolesc Psychiatry. [Internet]. 2013 [citado em 08 set. 2020]; 22:235-46. DOI: https://doi.org/10.1007/s00787-012-0343-0
Roigé-Castellví J, Morales-Hidalgo P, Voltas N, Hernández-Martínez C, Vigil-Colet A, Canals J. Predictive value of child behavior checklist/6-18, Youth Self-Report and conners 3 ADHD index for ADHD in school -aged children. Psicol Conduct. 2020 [citado em 03 out. 2020]; 28(1):19-34. https://go.gale.com/ps/i.do?p=IFME&u=ufrgs_br&id=GALE%7CA621580560&v=2.1&it=r&sid=IFME&asid=79286de7
Havdahl KA, von Tetzchner S, Huerta M, Lord C, Bishop SL. Utility of the Child Behavior Checklist as a Screener for Autism Spectrum Disorder. Autism Research (Online).2016 [citado em 14 ago. 2019]; 9(1):33-42. DOI: https://doi.org/10.1002/aur.1515
Van Der Ende J, Verhulst FC, Tiemeier H. Multitrait-multimethod analyses of change of internalizing and externalizing problems in adolescence: predicting internalizing and externalizing DSM disorders in adulthood. J Abnorm Psychol. [Internet]. 2020 [citado em 18 out. 2020]; 129(4):343-54. DOI: https://doi.org/10.1037/abn0000510
Mihura JL, Graceffo RA. Multimethod Assessment and Treatment Planning. In Hopwood CJ, Bornstein RF, editores. Multimethod Clinical Assessment. Guilford Publications; 2014. p. 285-318.
Teglasi H, Ritzau J, Sanders C, Kim MJ, Scott A. Explaining discrepancies in assessment protocols: Trait relevance and functional equivalence. Psychol Assess. [Internet]. 2017 [citado em 26 jul. 2019]; 29(12):1517-30. DOI: https://doi.org/10.1037/pas0000447
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.