Perspectivas de ex-residentes sobre a formação para o trabalho em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i0.5653Palavras-chave:
Capacitação de recursos humanos em saúde, Saúde mental, Internato e residência.Resumo
Este é um estudo de caráter quantiqualitativo, exploratório e documental com o objetivo de apresentar o perfil de ex-residentes e suas perspectivas acerca de programas de residência em saúde mental. Considerou-se os projetos político-pedagógicos de três programas das cidades de Belo Horizonte e Betim, Minas Gerais e a aplicação de questionários pela plataforma Google Forms junto a formandos entre os anos de 2012 a 2017. Participaram 33 ex-residentes, sendo a maioria mulher. Na área de formação, foram identificados: 10 psicólogos, sete assistentes sociais, seis terapeutas ocupacionais, cinco enfermeiros e cinco médicos. Cinco categorias emergiram das descrições textuais e documentais, a saber: Breve contextualização dos programas estudados, Caracterização dos ex-residentes participantes da pesquisa e a escolha pelos programas de residência, Cenários de prática e atividades realizadas, Supervisão recebida e perspectivas teóricas, e Avaliação da experiência de formação. Constatou-se que os ex-residentes tiveram contato com o campo da saúde mental antes de ingressarem nos programas, escolhidos por critérios de qualidade. A maioria informou que teve acesso ao projeto político-pedagógico do programa realizado e avaliou que atividades práticas e teóricas correspondiam ao previsto. Apontou-se como positivo o trabalho em equipe e como negativo a carga de atuação excessiva. Apontou-se a perspectiva teórica orientadora da atenção psicossocial nos programas, indicando regularidade nas referências às produções da reforma psiquiátrica. Quase todos, após a residência, trabalhavam no campo da saúde mental, mostrando assim, a importância e influência da formação.
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