A terapia ocupacional na promoção da saúde mental de adolescentes de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i2.6152

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Saúde mental, Promoção da saúde

Resumo

Objetivo: relatar uma experiência de ações de promoção à saúde mental de adolescentes no contexto escolar com a atuação da terapia ocupacional. Método: atividade realizada numa escola pública com alunos do ensino médio, no interior paulista em 2019, em cinco etapas (Dinâmica inicial; Fatores de risco e de proteção; Sofrimento psíquico e estratégias de enfrentamento; Dinâmica final; e Acolhimento). Os dados obtidos foram registrados em diários de campo e a análise das falas. Resultados: participaram 79 adolescentes, com idades entre 15 a 18 anos, de três turmas diferentes, em três encontros. Os estudantes se envolveram de forma interativa, identificando fatores que podem ser prejudiciais ou favoráveis à sua saúde mental, e elencaram estratégias de enfrentamento diante das situações adversas em seus cotidianos. Conclusão: a terapia ocupacional, à luz da atenção psicossocial, pôde auxiliar na promoção de saúde mental de adolescentes, através de estratégias dialógicas e intersetoriais.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

Thaler Souza, T. ., Soler Ramos Mazak, M. ., Speranza, M. ., Dourado Souza Akahosi Fernandes, A. ., & Barboza Cid, M. F. . (2022). A terapia ocupacional na promoção da saúde mental de adolescentes de uma escola pública. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 10(2), 388–398. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i2.6152

Edição

Seção

Relato de Experiência