Humanização do parto: estudo na perspectiva de acadêmicos da área da saúde
Palavras-chave:
Parto; Parto humanizado; Humanização da assistência; Estudantes; EnsinoResumo
Objetivo: investigar os conhecimentos e as vivências de acadêmicos da área da saúde de uma instituição de ensino localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul acerca da temática de humanização da assistência ao parto. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida com 29 acadêmicos, entre janeiro e maio de 2022, por meio de questionário, em ambiente virtual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: os acadêmicos associaram a humanização do parto às práticas e condutas que preconizam o respeito pela autonomia da mulher e a qualificação da assistência. Eles consideraram que as agressões físicas e verbais e as intervenções sem respaldo científico se contrapõem à humanização. Conclusão: os cursos de graduação na área da saúde representam espaços profícuos para a fomentação de debates, capazes de contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de novos modelos de nascer. Nesse contexto, os acadêmicos emergem como importantes agentes de transformação do contexto obstétrico.
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