Humanização do parto: estudo na perspectiva de acadêmicos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7290Palavras-chave:
Parto, Parto humanizado, Humanização da assistência, Estudantes, EnsinoResumo
Objetivo: investigar os conhecimentos e as vivências de acadêmicos da área da saúde de uma instituição de ensino acerca da temática de humanização da assistência ao parto. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida com acadêmicos da saúde na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, entre janeiro e maio de 2022, por meio de questionário, em ambiente virtual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: cinco categorias emergiram: “Respeitando suas decisões e escolhas”: a humanização do parto na perspectiva dos acadêmicos; “Condutas não respaldadas cientificamente”: refletindo sobre as práticas que se opõem à humanização do parto; “Medidas simples que podem fazer muita diferença”: práticas que garantem o parto humanizado; “Algumas coisas deveriam ser mudadas”: barreiras para a humanização do parto; e “Deveria ter um enfoque no tema”: caminhos para garantir a humanização do parto. Valorizou-se o respeito pela autonomia da mulher e a qualificação da assistência, com destaque a inexistência de agressões físicas e verbais, além de as intervenções sem respaldo científico se contraporem à humanização. Conclusão: os cursos de graduação na área da saúde representam espaços profícuos para a fomentação de debates, capazes de contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de novos modelos de nascimento. Nesse contexto, os acadêmicos emergem como importantes agentes de transformação do contexto obstétrico.
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