Humanização do parto: estudo na perspectiva de acadêmicos da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7290

Palavras-chave:

Parto, Parto humanizado, Humanização da assistência, Estudantes, Ensino

Resumo

Objetivo: investigar os conhecimentos e as vivências de acadêmicos da área da saúde de uma instituição de ensino acerca da temática de humanização da assistência ao parto. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida com acadêmicos da saúde na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, entre janeiro e maio de 2022, por meio de questionário, em ambiente virtual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: cinco categorias emergiram: “Respeitando suas decisões e escolhas”: a humanização do parto na perspectiva dos acadêmicos; “Condutas não respaldadas cientificamente”: refletindo sobre as práticas que se opõem à humanização do parto; “Medidas simples que podem fazer muita diferença”: práticas que garantem o parto humanizado; “Algumas coisas deveriam ser mudadas”: barreiras para a humanização do parto; e “Deveria ter um enfoque no tema”: caminhos para garantir a humanização do parto. Valorizou-se o respeito pela autonomia da mulher e a qualificação da assistência, com destaque a inexistência de agressões físicas e verbais, além de as intervenções sem respaldo científico se contraporem à humanização. Conclusão: os cursos de graduação na área da saúde representam espaços profícuos para a fomentação de debates, capazes de contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de novos modelos de nascimento. Nesse contexto, os acadêmicos emergem como importantes agentes de transformação do contexto obstétrico.

Biografia do Autor

Ana Carolina Dias Molina, Hospital São Patrício

Enfermeira do Hospital São Patrício, Itaqui/RS

Jussara Mendes Lipinski, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente aposentada da Universidade Federal do Pampa, Rio Grande/RS.

Michele Bulhosa de Souza, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em ciências: química da vida e saúde na Universidade Federal do Pampa. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Uruguai

Débora Schlotefeldt Siniak, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana/RS.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal do Pampa

Curso de Graduação em Enfermagem da UNIPAMPA

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Publicado

2024-04-24

Como Citar

Dias Molina, A. C., Mendes Lipinski, J., Bulhosa de Souza, M., Schlotefeldt Siniak, D., & Alende Prates, L. (2024). Humanização do parto: estudo na perspectiva de acadêmicos da área da saúde. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(1), e7290. https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7290

Edição

Seção

Artigos originais