Gestão de pessoas na atenção domiciliar: reflexões sobre o trabalho do enfermeiro gestor
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7382Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos, Gestão em Saúde, Gerenciamento da Prática Profissional, Serviços de Assistência Domiciliar, Pessoal de SaúdeResumo
Objetivo: descrever a vivência de uma enfermeira na gestão de pessoas de equipes de saúde no âmbito da atenção domiciliar. Método: relato de experiência, redigido a partir da vivência de uma enfermeira atuante há dez anos, de 2014 a 2024, em gestão de pessoas no atendimento domiciliar. A gerência foi realizada para uma empresa privada de atenção domiciliar de pequeno porte, com sede no interior paulista. Utilizou-se a técnica de diário de campo descrevendo as atividades gerenciais realizadas. Resultados: como destaques da prática: Atribuições (Captação e Recrutamento, Engajamento e, Retenção); e Desafios na gestão de pessoas na AD e Estratégias de melhoria das condições de trabalho dos profissionais. Os desafios foram relacionados à cultura organizacional, manejo emocional, sobrecarga de trabalho e baixos salários. Nas estratégias emergentes, incluíram-se: regulamentação, legislação, capacitação e foco no desenvolvimento profissional para promover engajamento e satisfação. Conclusão: a experiência foi significativa, sinalizando que, embora haja responsabilidade e controle de instâncias superiores da empresa, a função gerencial da enfermeira se mostrou importante, contribuindo para o amparo e suporte da equipe, o que também reverbera na qualidade do atendimento prestado aos pacientes no contexto da atenção domiciliar.
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