Gestão de pessoas na Atenção Domiciliar e reflexões do trabalho do enfermeiro gestor
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7382Palavras-chave:
Gestão de Recursos Humanos, Gestão em Saúde, Gerenciamento da Prática Profissional, Serviços de Assistência Domiciliar, Pessoal de SaúdeResumo
Objetivo: descrever a vivência de uma enfermeira na gestão de pessoas de equipes de saúde no âmbito da atenção domiciliar. Método: Trata-se de um relato de experiência, redigido a partir da vivência de uma enfermeira atuante há dez anos, 2014 a 2024, na gestão de pessoas, no atendimento domiciliar. A gerência foi realizada para uma empresa privada de atenção domiciliar de pequeno porte, com sede localizada no interior paulista. Utilizou-se da técnica de diário de campo descrevendo as atividades gerenciais realizadas. Resultados: Os achados mostraram as atividades executadas pela enfermeira gestora de pessoas na AD sendo: captação, recrutamento e engajamento e retenção de equipe. Esta profissional salienta desafios relacionados à cultura organizacional, manejo emocional, sobrecarga de trabalho e baixos salários. Estratégias emergentes incluem regulamentação, legislação, capacitação e foco no desenvolvimento profissional para promover engajamento e satisfação. Conclusão: A experiência foi significativa, sinalizando que, embora haja responsabilidade e controle de instâncias superiores da empresa, a função gerencial da enfermeira se mostrou notável, contribuindo no amparo e no suporte da equipe, o que também reverbera na qualidade do atendimento prestado aos pacientes no contexto da atenção domiciliar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.