Atuação do tutor municipal no projeto Planificação da Atenção à Saúde: fatores intervenientes
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7555Palavras-chave:
Educação Profissional em Saúde Pública, Gestão em Saúde, Planejamento, Regionalização da SaúdeResumo
Objetivo: identificar e explorar os fatores intervenientes na atuação do tutor municipal na planificação da atenção à saúde em municípios de uma região de saúde na Amazônia brasileira Método: pesquisa documental, quantitativa, na qual foram utilizados relatórios de atividades e planilhas de monitoramento validadas, fornecidos pela instituição cedente. Trabalhou-se com unidades laboratório aderidas, realizada em 2023. Foram investigados 12 fatores quanto à presença ou ausência na atuação do tutor. A análise foi descritiva. Resultados: considerou-se 21 tutores, inseridos em 21 unidades laboratório, das quais 71,4% conseguiram alcançar todas as etapas propostas para execução. Os fatores intervenientes com presença mais significativa nos achados foram: Conhecimento Técnico, Abertura à Mudança, Assiduidade das atividades e Estabilidade da Gestão. Quanto aos fatores cuja ausência foi mais significativa, verificou-se: vínculo empregatício instável com 81% e impacto de influências políticas com 71,4%. Conclusão: a maior parte dos tutores conseguiu concluir as atividades do projeto de Planificação da Atenção à Saúde com êxito, gerando, assim, resultados sanitários efetivos para a população de seu território de atuação.
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