Atuação do tutor municipal no projeto Planificação da Atenção à Saúde: fatores intervenientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7555

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde Pública, Gestão em Saúde, Planejamento, Regionalização da Saúde

Resumo

Objetivo: identificar e explorar os fatores intervenientes na atuação do tutor municipal na planificação da atenção à saúde em municípios de uma região de saúde na Amazônia brasileira Método: pesquisa documental, quantitativa, na qual foram utilizados relatórios de atividades e planilhas de monitoramento validadas, fornecidos pela instituição cedente. Trabalhou-se com unidades laboratório aderidas, realizada em 2023. Foram investigados 12 fatores quanto à presença ou ausência na atuação do tutor. A análise foi descritiva. Resultados: considerou-se 21 tutores, inseridos em 21 unidades laboratório, das quais 71,4% conseguiram alcançar todas as etapas propostas para execução. Os fatores intervenientes com presença mais significativa nos achados foram: Conhecimento Técnico, Abertura à Mudança, Assiduidade das atividades e Estabilidade da Gestão. Quanto aos fatores cuja ausência foi mais significativa, verificou-se: vínculo empregatício instável com 81% e impacto de influências políticas com 71,4%. Conclusão: a maior parte dos tutores conseguiu concluir as atividades do projeto de Planificação da Atenção à Saúde com êxito, gerando, assim, resultados sanitários efetivos para a população de seu território de atuação.

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

Lima Barros, A. C., Padilha Barros, E., do Vale Nascimento, W., & Belmonte Pereira Moreira, S. M. (2024). Atuação do tutor municipal no projeto Planificação da Atenção à Saúde: fatores intervenientes. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(2), e7555. https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7555

Edição

Seção

Artigos originais