Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Doenças Cardiovasculares, Serviços de Saúde Escolar, Saúde da Criança, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: identificar resultados de intervenções desenvolvidas em escolas para educação em saúde cardiovascular. Método: revisão integrativa realizada em 2024, nas bases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Education Resources Information Center, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Psychological Information Database, Scientific Electronic Library Online, Scopus e Science Citation Indexes, de modo atemporal. Considerou-se os descritores: “Coração”, “Escola” e “Doenças cardiovasculares” em inglês e português. Resultados: de uma busca inicial com 76 publicações, considerou-se 10 artigos, que datavam de 1996 a 2012. As estratégias apontadas foram: HeartPower! Coalfields Healthy Heartbeat Project; Activity Knowledge Circuit; aula diária de atividade física de 60 minutos; Program JuvenTUM; Action Schools! e sessões educacionais multiprofissional foram utilizadas para educação em saúde cardiovascular em escolares. Conclusão: na aplicabilidade das estratégias identificadas, os resultados demostraram-se satisfatórios, fortalecendo a ideia de que educação em saúde na escola deve ser encarada como método para mitigar a morbimortalidade das doenças cardiovasculares.

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Publicado

2024-11-10

Como Citar

Alves, M. G., Nascimento, J. da S. G., Pereira, V. O. S., Carvalho, M. B. L. de, Lenza, N. de F. B., & Dalri, M. C. B. (2024). Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(4), e7948. https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948

Edição

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