Educação em saúde cardiovascular no contexto escolar como “melhor remédio”: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v12i4.7948Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Doenças Cardiovasculares, Serviços de Saúde Escolar, Saúde da Criança, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: Identificar na literatura científica os resultados de intervenções desenvolvidas em escolas para educação em saúde cardiovascular. Métodos: Revisão integrativa nas bases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Education Resources Information Center, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Psychological Information Database, Scientific Electronic Library Online, Scopus e Science Citation Indexes. Resultados: Analisou-se 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos demonstraram que as estratégias HeartPower! Coalfields Healthy Heartbeat Project; Activity Knowledge Circuit; Aula diária de atividade física de 60 minutos; Program JuvenTUM; Action Schools! e sessões educacionais multiprofissional foram utilizadas para educação em saúde cardiovascular em escolares. Considerações Finais: Na aplicabilidade das estratégias identificadas, os resultados demostraram-se satisfatórios, fortalecendo a ideia de que educação em saúde na escola deve ser encarada como método para mitigar a morbimortalidade das doenças cardiovasculares.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.