Educação permanente de agentes comunitários de saúde sobre infarto agudo do miocárdio
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8372Palavras-chave:
Agentes comunitários de saúde, Educação continuada, Infarto do miocárdioResumo
Objetivo: avaliar o nível de conhecimento dos agentes comunitários de saúde antes e após a realização de uma atividade de educação permanente em saúde acerca do infarto agudo do miocárdio. Método: pesquisa quantitativa, analítica e prospectiva, realizada em uma Unidade Matricial de Saúde, localizada na região do Triângulo Mineiro, com agentes comunitários de saúde de três estratégias de saúde da família. A coleta de dados ocorreu antes e após intervenção educativa, com intervalo de dois meses em 2024; por meio de um questionário contendo questões sociodemográficas, laborais e sobre o infarto agudo do miocárdio. A intervenção educativa foi realizada por meio de um encontro presencial, no qual o conteúdo foi abordado por meio de uma roda de conversa e da distribuição de material impresso, contemplando as variáveis relacionadas ao conceito, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e complicações. Resultados: participaram 10 agentes comunitários de saúde, com média de idade de 41,8 anos. O número de acertos no pré-teste variou entre três a cinco de um total de seis questões, enquanto essa variação no pós-teste foi de dois a seis acertos. Não houve diferença estatisticamente significativa na comparação das médias entre os dois momentos. Conclusão: apesar de não haver diferença estatisticamente significativa, houve um aumento nos acertos referente ao tratamento e prevenção do infarto agudo do miocárdio. Fatores como sobrecarga de trabalho e ambiente inadequado para aprendizagem podem ter interferido nos resultados. Portanto, é crucial que intervenções educativas sejam continuamente adaptadas às realidades enfrentadas no dia a dia pelos agentes comunitários de saúde.
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