Avaliação do suporte à transferência e do impacto da educação permanente na atenção primária à saúde

Autores

  • Paulo Sérgio Ferreira
  • Francielle Toniolo Nicodemos Furtado de Mendonça
  • Delvane José de Souza
  • Vânia Del’Arco Paschoal
  • Umberto Gazi Lipp
  • Álvaro da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v5i3.2406

Palavras-chave:

Educação em saúde, Idoso, Capacitação profissional, Educação continuada, Atenção primária à saúde

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto da atividade de educação permanente no trabalho e suporte à transferência de um curso de capacitação realizado com profissionais da atenção primária. Como estratégia metodológica utilizou-se a pesquisa-ação para identificar necessidades e implementar um curso de capacitação. Este artigo apresenta a etapa de avaliação realizada 120 dias após a ação que foi encerrada no início de 2015. Para a coleta de dados foram utilizadas as escalas de impacto do treinamento no trabalho e suporte à transferência, respondidas por 86 participantes do curso. Observou-se impacto positivo do treinamento e do suporte à transferência pelos egressos do curso, porém é nítida a falta de apoio da direção dos serviços, o que impede uma melhoria plena das práticas. A educação permanente abre caminhos para a atenção qualificada à população, mas é necessário apoio por parte dos gerentes de serviço.

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Publicado

2017-11-02

Como Citar

Ferreira, P. S., Mendonça, F. T. N. F. de, Souza, D. J. de, Paschoal, V. D., Lipp, U. G., & Santos, Álvaro da S. (2017). Avaliação do suporte à transferência e do impacto da educação permanente na atenção primária à saúde. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 5(3), 404–414. https://doi.org/10.18554/refacs.v5i3.2406

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