University extension: experience report about aquatic physical therapy during graduation.

Authors

  • Tulio Fernandes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8141-3848
  • Larissa de Oliveira e Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cláudia Barsand de Leucas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3641

Keywords:

Physical therapy speciality, Hydrotherapy, Quality of life, Disabled persons

Abstract

This work aimed to describe an undergraduate experience in the Physical Therapy course, which was a part of the Life Quality for All Project (PQVT), regarding the approximation of the students to Aquatic Physical Therapy. Here are presented statements from the undergraduates of the physical therapy course that were registered in the final report of the PQVT from the 1st semester of 2017. The result was an articulation of the triad teaching, research and extension, as a possibility of bringing the Physical Therapy undergraduate closer to the aquatic environment, emphasizing the importance of an area with many possibilities for action.

Author Biographies

Tulio Fernandes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Fisioterapia pela PUC-MG. Extensionista no Projeto Qualidade de Vida para Todos (PQVT) , com inicio 2º/2015 - Atualmente. Membro do Grupo de Estudos em Praticas Corporais e Inclusão (GEPCI) Voluntário no projeto de Pesquisa Avaliação funcional e da vulnerabilidade de adolescentes praticantes de basquete e futebol a lesões do esporte: com inicio 2º/2017

Larissa de Oliveira e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Fisioterapeuta graduada pela PUC Minas em Julho/2017. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Corporais e Inclusão do departamento de educação física da PUC Minas. Fisioterapeuta do time Minas Quad Rugby.

Cláudia Barsand de Leucas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialização em Educação Física Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992) e especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS (2017). Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (coordenadora do grupo de estudos em práticas corporais para pessoas com deficiência/inclusão). Atua como professor dos cursos de graduação Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e dos cursos de especialização em Gestão de Organizações do Esporte e do Lazer, em Ensino da Educação Física Escolar e em Gerontologia da Saúde. Coordena o projeto de extensão: Qualidade de vida para todos e o eixo paradesportivo do projeto de extensão Educação Esportiva -PUC MG. Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (CPB). Professora de educação física da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Ensino Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e envelhecimento.

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How to Cite

Almeida, T. F. de, Silva, L. de O. e, & Leucas, C. B. de. (2018). University extension: experience report about aquatic physical therapy during graduation. JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT, 6(3), 494–499. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3641