Extensión universitaria: relato de experiencia en fisioterapia acuática en la graduación.

Autores/as

  • Tulio Fernandes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-8141-3848
  • Larissa de Oliveira e Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cláudia Barsand de Leucas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3641

Palabras clave:

Fisioterapia, Hidroterapia, Calidad de vida, Personas con discapacidad

Resumen

El trabajo tuvo como objetivo describir la experiencia académica en la carrera de Fisioterapia del Proyecto Calidad de Vida para Todos (PCVT), en cuanto a la aproximación para Fisioterapia Acuática. Se presentan relatos de los graduandos de la carrera de fisioterapia que constan en el informe del final PCVT del 1er semestre del año de 2017. Como resultado se obtiene la tríade de enseñanza, investigación y extensión, como posibilidad de aproximar al graduando a la Fisioterapia y al ambiente acuático y enfatizar la importancia sobre un área con diversas posibilidades de actuación.

Biografía del autor/a

Tulio Fernandes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Fisioterapia pela PUC-MG. Extensionista no Projeto Qualidade de Vida para Todos (PQVT) , com inicio 2º/2015 - Atualmente. Membro do Grupo de Estudos em Praticas Corporais e Inclusão (GEPCI) Voluntário no projeto de Pesquisa Avaliação funcional e da vulnerabilidade de adolescentes praticantes de basquete e futebol a lesões do esporte: com inicio 2º/2017

Larissa de Oliveira e Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Fisioterapeuta graduada pela PUC Minas em Julho/2017. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Práticas Corporais e Inclusão do departamento de educação física da PUC Minas. Fisioterapeuta do time Minas Quad Rugby.

Cláudia Barsand de Leucas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialização em Educação Física Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992) e especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Desarrollo Sustentable - UDS (2017). Atualmente é docente do Departamento de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Centro de Estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (coordenadora do grupo de estudos em práticas corporais para pessoas com deficiência/inclusão). Atua como professor dos cursos de graduação Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e dos cursos de especialização em Gestão de Organizações do Esporte e do Lazer, em Ensino da Educação Física Escolar e em Gerontologia da Saúde. Coordena o projeto de extensão: Qualidade de vida para todos e o eixo paradesportivo do projeto de extensão Educação Esportiva -PUC MG. Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (CPB). Professora de educação física da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Ensino Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e envelhecimento.

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Cómo citar

Almeida, T. F. de, Silva, L. de O. e, & Leucas, C. B. de. (2018). Extensión universitaria: relato de experiencia en fisioterapia acuática en la graduación. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 6(3), 494–499. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i3.3641

Número

Sección

Descripción de Experiencia