Psicodiagnóstico com crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional: estudo documental com laudos psicológicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5193Keywords:
Avaliação de sintomas, Acolhimento, Criança, Adolescente.Abstract
Estudo documental, com delineamento qualitativo, realizada entre 2011 a 2016 num serviço-escola universitário especializado em avaliações psicológicas do Rio Grande do Sul, com o objetivo de descrever o processo de avaliação psicológica e as particularidades do processo psicodiagnóstico de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Considerou-se nove laudos psicológicos de pacientes de 7 a 18 anos, interpretados através de análise temática. A categorização dos dados resultou em cinco temas: Avaliação, Paciente, Família, Aspectos Cognitivos e Aspectos Socioemocionais. Observou-se na avaliação psicológica: dificuldades nos cuidados exigidos durante o processo, na coleta de informações pregressas em especial acerca do histórico familiar e, alto número de encaminhamentos. Ao psicólogo cabe o esforço de realizar avaliação que contemple a criança ou adolescente em suas particularidades, adaptando o processo as suas necessidades e tentando ao máximo ser justo em seu parecer. Ter sido exposto a tantas condições adversas de vida e saúde, desde o nascimento, gera impactos negativos significativos que requerem um olhar atento, de compreensão e de cuidado.
References
Turney K, Wildeman C. Adverse childhood experiences among children placed in and adopted from foster care: Evidence from a nationally representative survey. Child Abuse Negl. [Internet]. 2017 [citado em 25 out. 2020]; (64): 117-29. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0145213416303180?via%3Dihub DOI: http://doi.org/10.1016/j.chiabu.2016.12.009
Besutti J, Anjos LSS, Krindges CA, Hohendorff J. Avaliação psicológica com crianças e adolescentes em situação de risco. In: Borsa JC, organizador. Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial. São Paulo: Vetor Editora; 2020. p. 7-28.
Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990 e legislação correlata. Brasília: Casa Civil, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm
Paiva ILD, Moreira TAS, Lima ADM. Acolhimento Institucional: famílias de origem e a reinstitucionalização. Revista Direito e Práxis [Internet]. 2019 [citado em 25 out. 2020]; 10(2):1405-29. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-89662019000201405&tlng=pt DOI: http://doi.org/10.1590/2179-8966/2019/40414
Vasileva M, Petermann F. Attachment, development, and mental health in abused and neglected preschool children in foster care: a meta-analysis. Trauma, Violence Abuse. [Internet]. 2018 [citado em 25 de out. 2020]; 19(4):443-58. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1524838016669503 DOI: https://doi.org/10.1177/1524838016669503
Larsen M, Baste V, Bjørknes R, Myrvold T, Lehmann S. Services according to mental health needs for youth in foster care? A multi-informant study. BMC Health Serv Res (Online). [Internet]. 2018 [citado em 25 out. 2020]; 18(1):634. Disponível em: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12913-018-3496-9 DOI: https://doi.org/10.1186/s12913-018-3496-9
Serafini AJ. Entrevista psicológica no psicodiagnóstico. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed Editora; 2016. p. 45-51.
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP Nº 006/2019. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/lei/elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pelo-psicologo-decorrentes-de-avaliacao-psicologica-cfp?origin=instituicao Data de acesso: 26 dez. 2020
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP Nº 007/2003. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-7-2003-institui-o-manual-de-elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pelo-psicologo-decorrentes-de-avaliacao-psicologica-e-revoga-a-resolucao-cfpo-17-2002?origin=instituicao&q=007/2003 Data de acesso: 26 dez. 2020
Silva MA, Bandeira DR, Yates DB. Conceitos e procedimentos de avaliação psicológica e neuropsicológica no CAP-UFRGS. In: Yates DB, Silva MA, Bandeira DR, organizadores. Avaliação psicológica e desenvolvimento humano: casos clínicos. São Paulo: Hogrefe; 2019. p. 7-22.
Borsa JC, Oliveira SESD, Yates DB, Bandeira DR. Centro de Avaliação Psicológica-CAP: uma clínica-escola especializada em avaliação e diagnóstico psicológico. Psicologia Clínica [Internet]. 2013 [citado em 14 nov. 2020]; 25(1):101-14. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652013000100007&lng=pt&tlng=pt DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652013000100007
Borsa JC, Segabinazi JD, Stenert F, Yates DB, Bandeira DR. Caracterização da clientela infanto-juvenil de uma clínica-escola de avaliação psicológica de uma universidade brasileira. Psico. [Internet]. 2013 [citado em 14 nov. 2020]; 44(1): 73-81. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10599. 13. Braun V, Clarke V, Hayfield N, Terry G. Thematic analysis. In: Liamputtong P, organizador. Handbook of research methods in health social sciences. Singapore: Springer; 2019. p. 844-58. DOI: http://doi.org/10.1007/978-981-10-5251-4_103
Souza LKD. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a análise temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia [Internet]. 2019 [citado em 14 nov. 2020]; 71(2):51-67. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200005 DOI: http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67
Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology [Internet] 2006 [citado em 14 nov. 2020]; 3(2):77-101. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/ref/10.1191/1478088706qp063oa?scroll=top. DOI: 10.1191/1478088706qp063oa
Mastroianni FDC, Sturion FR, Batista FDS, Amaro KC, Ruim TB. (Des)acolhimento institucional de crianças e adolescentes: aspectos familiares associados. Fractal Rev Psicol. [Internet]. 2018 [citado em 30 out. 2020]; 30(2):223-33. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5496/7056 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5496
Valin TAF, Rocha GM. Intervenções com crianças e adolescentes em acolhimento institucional: uma revisão sistemática. Psicol Argum. [Internet]. 2020 [citado em 14 nov. 2020]; 39(103):75-97. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/26869 DOI: http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.39.103.AO04
Marques CFO. Saúde mental no contexto de acolhimento institucional de crianças e adolescentes: o que o serviço social tem a ver com isso? Moitará Revista do Serviço Social da UNIGRANRIO. [Internet]. 2020 [citado em 14 nov. 2020]; 1(5):151-70. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/mrss/article/view/6372
Albornoz ACG. Devolução das informações do psicodiagnóstico. In: Hutz CS, Bandeira DR, Trentini CM, Krug JS, organizadores. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed Editora; 2016. p. 160-171.
Nanninga M, Jansen DEMC, Kazdin AE, Knorth EJ, Reijneveld SA. Psychometric properties of the Barriers to Treatment Participation Scale–Expectancies. Psychol Assess. [Internet]. 2016 [citado em 30 out. 2020]; 28(8):898-907. Disponível em: https://doi.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fpas0000229 DOI: https://doi.org/10.1037/pas0000229
McLaughlin KA, Sheridan MA, Nelson CA. Neglect as a violation of species-expectant experience: neurodevelopmental consequences. Biol Psychiatr. [Internet]. 2017 [citado em 30 out. 2020]; 82(7):462-71. Disponível em: https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(17)31218-0/fulltext DOI: https://doi.org/10.1016/j.biopsych.2017.02.1096
Rosen ML, Hagen MP, Lurie LA, Miles ZE, Sheridan MA, Meltzoff AN, et al. Cognitive stimulation as a mechanism linking socioeconomic status with executive function: a longitudinal investigation. Child Dev. [Internet]. 2020 [citado em 30 out. 2020]; 91(4):e762-e779. Disponível em: https://srcd.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/cdev.13315 DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.13315
Azevedo M, Perissinoto J, Alcântara Pinto FC, Marteleto MRF. Fatores socioeconômicos influenciam a inteligência infantil? Neuropsicologia Latinoamericana [Internet]. 2020 [citado em 30 out. 2020]; 12(1):11-8. Disponível em: https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/485 DOI: http://doi.org/10.5579/rnl.2016.0485
Siqueira AC, Dell'Aglio DD. Crianças e adolescentes institucionalizados: desempenho escolar, satisfação de vida e rede de apoio social. Psicol Teor Pesqui. [Internet]. 2010 [citado em 14 nov. 2020]; 26(3):407-15. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722010000300003&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000300003
Feijó LP, Oliveira DS. Privações afetivas e relações de vínculo: psicoterapia de uma criança institucionalizada. Contextos Clín. [Internet]. 2016 [citado em 30 out. 2020]; 9(1):72-85. Disponível em: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/9977 DOI: http://doi.org/10.4013/ctc.2016.91.06
Franco MHP, Mazorra L. Criança e luto: vivências fantasmáticas diante da morte do genitor. Estudos em Psicologia Campinas [Internet]. 2007 [citado em 30 out. 2020]; 24(4):503-11. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2007000400009&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400009
Calderaro RSDS, Carvalho CVD. Depressão na infância: um estudo exploratório. Psicol Estud. [Internet]. 2005 [citado em 30 out. 2020]; 10(2):181-9. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200004
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.