Estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.604Abstract
Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual, em Uberaba, Minas Gerais, comparando os resultados obtidos em relação ao gênero e à faixa etária. Trata-se de um estudo transversal, em que foram avaliadas crianças entre seis e dez anos de idade. O diagnóstico do estado nutricional foi calculado com base nos índices estatura/idade, peso/idade, índice de massa corporal/idade e classificado por gênero e idade, de acordo com a World Health Organization (WHO, 2007). Foram analisados 458 alunos, sendo 253 (55,2%) meninos e 205 (44,8%) meninas. Nas prevalências de sobrepeso e obesidade por gênero e faixa etária, foram observadas diferenças significativas apenas para os meninos na faixa etária de oito anos de idade, seguida da faixa de nove anos. Nas meninas, o maior percentual de obesidade foi observado na faixa dos oito anos de idade. Somente nos meninos foram observadas diferenças significativas por faixa etária quando comparadas às prevalências de sobrepeso e obesidade. Descritores: Estado nutricional; Criança; Obesidade; Antropometria, Saúde escolar.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.