Estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual

Autores/as

  • Juliana Bucci Silva Matos de Brito
  • Isabel Aparecida Porcatti de Walsh
  • Renata Damião

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.604

Resumen

Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual, em Uberaba, Minas Gerais, comparando os resultados obtidos em relação ao gênero e à faixa etária. Trata-se de um estudo transversal, em que foram avaliadas crianças entre seis e dez anos de idade. O diagnóstico do estado nutricional foi calculado com base nos índices estatura/idade, peso/idade, índice de massa corporal/idade e classificado por gênero e idade, de acordo com a World Health Organization (WHO, 2007). Foram analisados 458 alunos, sendo 253 (55,2%) meninos e 205 (44,8%) meninas. Nas prevalências de sobrepeso e obesidade por gênero e faixa etária, foram observadas diferenças significativas apenas para os meninos na faixa etária de oito anos de idade, seguida da faixa de nove anos. Nas meninas, o maior percentual de obesidade foi observado na faixa dos oito anos de idade. Somente nos meninos foram observadas diferenças significativas por faixa etária quando comparadas às prevalências de sobrepeso e obesidade. Descritores: Estado nutricional; Criança; Obesidade; Antropometria, Saúde escolar.

Cómo citar

Matos de Brito, J. B. S., Porcatti de Walsh, I. A., & Damião, R. (2013). Estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 1(1). https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.604

Número

Sección

Artículos Originales