As vivências do idoso diante da solidão ou solitude: uma leitura fenomenológica existencial

Authors

Keywords:

Envelhecimento; Solidão; População idosa; Fenomenologia

Abstract

Objetivo: Compreender o papel e a importância do fenômeno da solidão e da solitude a partir dos idosos e identificar de que forma a Psicologia pode contribuir para uma melhor compreensão dos sentimentos de ser-no-mundo. Método: pesquisa qualitativa, informações coletadas por meio de entrevista não estruturada baseada no método fenomenológico. Foi realizada uma entrevista fenomenológica com a questão norteadora: “Como é para você vivenciar momentos de solidão e/ou solitude?”. Foram 4 entrevistas em local privativo escolhido pelo participante. O participante inicial deste estudo foi indicado por uma das pesquisadoras e, em seguida, foi utilizada a técnica não probabilística, conhecida como bola de neve. Resultados: quatro categorias: a percepção da solitude e solidão no processo de envelhecimento; o ser-no-mundo: os papeis das relações sociais no percurso de existência do sujeito; re-conhecer-se diante do processo de envelhecimento e vivências significativas: a busca pelo sentido do ser. Conclusão: no desvelar das vivências, entrou-se em contato com o universo existencial de cada ser no mundo, com as dificuldades enfrentadas diante da senescência, com as limitações vividas socialmente e em relação a sua corporeidade, como, por exemplo, a perda de pessoas significativas. Além disso, também foi possível perceber as mudanças corporais e o perceber da sua própria finitude. O confronto com a solidão, solitude e o envelhecer mostraram-se presentes diante das perdas sofridas, porém tais momentos se desvelam por horas libertadoras, levando-os para a possibilidade de reflexão sobre si e proporcionando ressignificação das experiências vividas compreendo assim os momentos de solidão e solitude.

Author Biography

Felipe de Souza Areco, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Psicólogo pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2010), Mestre em Ciências Programa Enfermagem Saúde Pública pela EERPUSP (2016), Especialista em Psicologia Hospitalar pela Unifeg (2014), Coordenador de Grupos de Estudos/Minicursos/Workshops de Psicologia Hospitalar e da Saúde e Fenomenologia. Atuou na Sociedade Portuguesa de Beneficência - Hospital Imaculada Conceição em Ribeirão Preto/SP nos anos de 2009 e 2010 (Estagiário de Psicologia Hospitalar) e em 2011 e 2012 como Psicólogo contratado atuando no hospital geral e UTI. Atuou no Hospital São Francisco no hospital geral e em unidades fechadas de 2012 a 2018, sendo exclusivo no CAON - Centro Avançado de Oncologia de 2014 a 2018, ambos em Ribeirão Preto/SP. Psicólogo Clínico, Hospitalar e Docente da Graduação do curso de Psicologia no Centro Universitário Barão de Mauá. Concentração do trabalho nas seguintes temáticas: Fenomenologia Existencial, Espiritualidade, Morte, Morrer, Perdas e Lutos, Envelhecimento, Cuidados Paliativos, Psicooncologia, Transplante Renal, Comunicação de Más Notícias no contexto hospitalar e da saúde - CRP 06/103196.

Published

2024-12-16

How to Cite

de Souza Areco, F., de Carvalho Ferreira, D., Soares Gallo, L., & José Alves Pedro, W. (2024). As vivências do idoso diante da solidão ou solitude: uma leitura fenomenológica existencial. JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT, 12(3). Retrieved from https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/7824

Issue

Section

Original Articles