As vivências do idoso diante da solidão ou solitude: uma leitura fenomenológica existencial
Keywords:
Envelhecimento; Solidão; População idosa; FenomenologiaAbstract
Objetivo: Compreender o papel e a importância do fenômeno da solidão e da solitude a partir dos idosos e identificar de que forma a Psicologia pode contribuir para uma melhor compreensão dos sentimentos de ser-no-mundo. Método: pesquisa qualitativa, informações coletadas por meio de entrevista não estruturada baseada no método fenomenológico. Foi realizada uma entrevista fenomenológica com a questão norteadora: “Como é para você vivenciar momentos de solidão e/ou solitude?”. Foram 4 entrevistas em local privativo escolhido pelo participante. O participante inicial deste estudo foi indicado por uma das pesquisadoras e, em seguida, foi utilizada a técnica não probabilística, conhecida como bola de neve. Resultados: quatro categorias: a percepção da solitude e solidão no processo de envelhecimento; o ser-no-mundo: os papeis das relações sociais no percurso de existência do sujeito; re-conhecer-se diante do processo de envelhecimento e vivências significativas: a busca pelo sentido do ser. Conclusão: no desvelar das vivências, entrou-se em contato com o universo existencial de cada ser no mundo, com as dificuldades enfrentadas diante da senescência, com as limitações vividas socialmente e em relação a sua corporeidade, como, por exemplo, a perda de pessoas significativas. Além disso, também foi possível perceber as mudanças corporais e o perceber da sua própria finitude. O confronto com a solidão, solitude e o envelhecer mostraram-se presentes diante das perdas sofridas, porém tais momentos se desvelam por horas libertadoras, levando-os para a possibilidade de reflexão sobre si e proporcionando ressignificação das experiências vividas compreendo assim os momentos de solidão e solitude.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 JOURNAL FAMILY, CYCLES OF LIFE AND HEALTH IN SOCIAL CONTEXT
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.