As vivências do idoso diante da solidão ou solitude: uma leitura fenomenológica existencial
Palabras clave:
Envelhecimento; Solidão; População idosa; FenomenologiaResumen
Objetivo: Compreender o papel e a importância do fenômeno da solidão e da solitude a partir dos idosos e identificar de que forma a Psicologia pode contribuir para uma melhor compreensão dos sentimentos de ser-no-mundo. Método: pesquisa qualitativa, informações coletadas por meio de entrevista não estruturada baseada no método fenomenológico. Foi realizada uma entrevista fenomenológica com a questão norteadora: “Como é para você vivenciar momentos de solidão e/ou solitude?”. Foram 4 entrevistas em local privativo escolhido pelo participante. O participante inicial deste estudo foi indicado por uma das pesquisadoras e, em seguida, foi utilizada a técnica não probabilística, conhecida como bola de neve. Resultados: quatro categorias: a percepção da solitude e solidão no processo de envelhecimento; o ser-no-mundo: os papeis das relações sociais no percurso de existência do sujeito; re-conhecer-se diante do processo de envelhecimento e vivências significativas: a busca pelo sentido do ser. Conclusão: no desvelar das vivências, entrou-se em contato com o universo existencial de cada ser no mundo, com as dificuldades enfrentadas diante da senescência, com as limitações vividas socialmente e em relação a sua corporeidade, como, por exemplo, a perda de pessoas significativas. Além disso, também foi possível perceber as mudanças corporais e o perceber da sua própria finitude. O confronto com a solidão, solitude e o envelhecer mostraram-se presentes diante das perdas sofridas, porém tais momentos se desvelam por horas libertadoras, levando-os para a possibilidade de reflexão sobre si e proporcionando ressignificação das experiências vividas compreendo assim os momentos de solidão e solitude.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.