Relação entre exercício físico e sintomas de estresse, depressão e ansiedade em acadêmicos de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8196

Palavras-chave:

Exercício físico, Estudantes de Medicina, Estresse Psicológico, Depressão, Ansiedade

Resumo

Objetivo: identificar os hábitos de prática de exercício físico entre acadêmicos de medicina e analisar sua relação com sintomas de estresse, depressão e ansiedade. Método: pesquisa quantitativa, descritiva e analítica, realizada em junho de 2024 por meio da aplicação de um questionário de identificação e de hábitos de prática de exercício físico, associados à Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. Os dados foram analisados estatisticamente com auxílio do Epi Info, sendo apresentados em tabelas com frequências absolutas, relativas e estimativas em intervalos. Para as associações entre variáveis e comparações entre grupos, aplicaram-se os testes Qui-quadrado, Mann-Whitney e Shapiro-Wilk. Resultados: as mulheres apresentaram níveis de ansiedade e estresse maior em relação aos homens; e na escala de depressão o escore médio foi significativamente menor no grupo de acadêmicos que realizavam exercícios físicos. Conclusão: o desenvolvimento de estresse, depressão e ansiedade no acadêmico de Medicina é multifatorial e a prática de exercícios físicos reduziu somente os níveis de depressão.

Biografia do Autor

  • Isadora Giordano, Universidade Regional de Blumenau

    Graduanda de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC

  • Luísa Barbieri Kreibich, Universidade Regional de Blumenau

    Graduanda de Medicina da FURB, Blumenau/SC

  • Daniela Maysa de Souza, Universidade Regional de Blumenau

    Doutorado em Enfermagem. Docente do Departamento de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau/SC

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Publicado

2025-04-05

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Relação entre exercício físico e sintomas de estresse, depressão e ansiedade em acadêmicos de Medicina. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 13, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.18554/refacs.v13i00.8196. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/8196. Acesso em: 18 maio. 2025.