Residencia multiprofesional en salud: percepciones de residentes, preceptores y tutores
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.2348Palabras clave:
Evaluación de programas y proyectos de salud, Capacitación de recursos humanos en salud, Grupo de atención al paciente, Internado no médicoResumen
El presente estudio tuvo como objetivo describir la percepción de los tutores, preceptores y residentes sobre la experiencia vivenciada en el programa de Residencia Integrada Multiprofesional en Salud de la Universidad Federal do Triângulo Mineiro (RIMS-UFTM), Brasil en lo que se refiere a la formación y calificación profesional. Tratase de una investigación descriptiva y exploratoria con abordaje cualitativa, realizada en 2015. Los datos fueron colectados por medio de encuestas semiestructuradas e interpretados siguiendo el análisis de contenido temática. Emergieron las categorías: “Intereses y motivaciones por la RIMS-UFTM”; “Acciones desarrolladas por los residentes, preceptores y tutores”; “La RIMS-UFTM como escenario de práctica del trabajo en equipo” y “Sugerencias para mejorías del programa”. Se ha verificado que las experiencias vivenciadas en ese programa fueron vistas como una oportunidad para ampliar el conocimiento teórico-práctico profesional, acrecer el contacto y aprendizaje con los profesionales de diversas categorías y colaborar para cambiar en el modelo de atendimiento a los usuarios del Sistema Único de Salud.Citas
REFERÊNCIAS
Presidência da República (Brasil). Lei nº. 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nº 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências [Internet]. D.O.U., Brasília, DF, 01 jul 2005 [citado em 25 ago 2017]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm
Ministério da Educação (Brasil). Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (Brasil). Resolução CNRMS nº2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde [Internet]. D.O.U., Brasília, DF, 26 abr 2012 [citado em 25 ago 2017]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192
Ceccim RB. Educação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2005 [citado em 25 ago 2017]; 10(4): 975-86. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n4/a20v10n4.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232005000400020
Ministério da Saúde (Br), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Educação; 2006 [citado em 25 ago 2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf
Silva CT, Terra MG, Kruse MHL, Camponogara S, Xavier MS. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permamente. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2016 [citado em 25 ago 2017]; 25(1):1-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/0104-0707-tce-25-01-2760014.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-0707201600002760014
Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Interprofessional education: training for healthcare professionals for teamwork focusing on users. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2013 [citado em 25 mar 2017]; 47(4):973-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n4/en_0080-6234-reeusp-47-4-0977.pdf
Miranda Neto MV, Leonello VM, Oliveira MAC. Multiprofessional residency in health: a document analysis of political pedagogical projects. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2015 [citado em 25 ago 2017]; 68(4):586-93. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n4/en_0034-7167-reben-68-04-0586.pdf http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680403i
Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad Saúde Pública. 2008; 24(1):17-27.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014.
Gomes PB. O significado e a motivação do trabalho para estagiários [Internet]. [Trabalho de conclusão de curso]. Brasília, DF: Escola Nacional de Administração Pública; 2014 [citado em 25 ago 2017]. 43p. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2660/1/O%20significado%20e%20a%20motiva%C3%A7%C3%A3o%20do%20trabalho%20para%20estagi%C3%A1rios.pdf
Giongo CR, Monteiro JK, Sobrosa GMR. Psicodinâmica do trabalho no Brasil: revisão sistemática da literatura [editorial]. Temas psicol. [Internet]. 2015 [citado em 25 ago 2017]; 23(4):803-14. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v23n4/v23n4a01.pdf DOI: http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.4-01
Silva JC, Contim D, Ohl RIB, Chavaglia SRR, Amaral EMS. Percepção dos residentes sobre sua atuação no programa de residência multiprofissional. Acta Paul Enferm. [Internet] 2015 [citado em 25 ago 2017]; 28(2):132-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v28n2/1982-0194-ape-28-02-0132.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500023
Loren RH. Papel do preceptor na residência multiprofissional: experiência da fisioterapia [Internet]. [Trabalho de conclusão de curso]. Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul - UFRGS; 2010 [citado em 25 ago 2017]. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32960/000760548.pdf?sequence=1
Ribeiro KRB, Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Rev Gaúch Enferm. [Internet]. 2013 [citado em 25 ago 2017]; 35(1):161-5. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v35n1/pt_1983-1447-rgenf-35-01-00161.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.01.43731
Botti SHO. Desenvolvendo as competências profissionais dos residentes. Rev. HUPE. [Internet]. 2012 [citado em 25 ago 2017]; 11(1):102-5. Disponível em: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=317
Parente JRF, Dias MSA, Chagas MIO, Craveiro MVA. Trajetória da residência multiprofissional em saúde da família de Sobral. In: Ministério da Saúde (Br), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2006. p. 81-96.
Mccaffrey RG, Hayes R, Stuart W, Cassel A, Farrell C, Miller-Reyes S, et al. An educational program to promote positive communication and collaboration between nurses and medical staff. J. Nurses Staff Dev. [Internet]. 2011 [citado em 25 ago 2017]; 27(3):121-7. Disponível em: https://insights.ovid.com/crossref?an=00124645-201105000-00004 DOI: http://dx.doi.org/ 10.1097/NND.0b013e318217b3ce
Aase I, Hansen BS, Aese K. Norwegian nursing and medical students’ perception of interprofessional teamwork: a qualitative study. BMC Med Educ. [Internet]. 2014 [citado em 25 ago 2017]; 14(170):1-9. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/1472-6920-14-170. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-170
Bunniss S, Kelly DR. The unknown becomes the known’: collective learning and change in primary care teams. BMC Med Educ. [Internet]. 2008 [citado em 25 ago 2017]; 42(12):1185-94. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1365-2923.2008.03159.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2008.03159.x
Relatório da oficina: Desafios e perspectivas das residências em saúde coletiva: RMPS e residências multiprofissionais em saúde coletiva. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva [Internet]; 2009; Recife. Recife: ABRASCO; 2009 [citado em 20 ago 2015]. Disponível em: www.saudecoletiva2009.com.br/oficinas/RELAT%D3RIO%20OFICINA_Resid%EAncias%20Multiprofissionais.pdf
Ministério da Saúde (Br), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Relatório de atividades da comissão nacional de residência multiprofissional em saúde – CNRMS: exercício 2007/2009 [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2009 [citado em 25 ago 2017]. Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/Relatorio%20Atividades%20CNRMS%202007%202009.pdf
Brunholi GN. Caminhando pelo fio da história: a residência multiprofissional em saúde nos espaços de construção da política de formação de trabalhadores para o SUS [Internet]. [Dissertação]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo - UFE; 2013 [citado em 25 ago 2017]. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1284/1/Dissertacao%20Gislene%20do%20Nascimento%20Brunholi.pdf
Mioto RCT, Alves FL, Caetano OS, Prá KRD. As residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Serv Soc Saúde [Internet]. 2012 [citado em 25 ago 2017]; 2(14):185-208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/sss/article/view/8635288. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/sss.v11i2.8635288
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.