Intervención multiprofesional en la sala de espera del HiperDía: relato de experiencia

Autores/as

  • Pollyana Junia Felicidade Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto http://orcid.org/0000-0002-0962-6494
  • Lágila Cristina Nogueira Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto http://orcid.org/0000-0002-5503-7199
  • Ana Laura Mendes Campoi Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto http://orcid.org/0000-0002-8527-7388
  • Marina Pereira Rezende Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto http://orcid.org/0000-0003-4054-8911
  • Marta Regina Farinelli Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Curso de Graduação em Serviço Social http://orcid.org/0000-0003-0536-4017

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i4.3559

Palabras clave:

Educación en salud, Salud Pública, Promoción de la salud, Grupo de atención al paciente

Resumen

El trabajo tuvo como objetivo discurrir sobre la actuación multiprofesional en las salas de espera con usuarios del HiperDía. Se trata de un relato de experiencia, a partir de un proyecto de extensión, realizado en el periodo de abril a julio de 2018, en un centro de salud escuela en el interior de Minas Gerais, desarrollado por un equipo de residentes multiprofesionales. Los temas fueron trabajados de manera lúdica y elegidos por los usuarios y profesionales de la institución de salud. Las salas de espera fueron evaluadas por los participantes al final de cada acción. Se trabajó con los temas: Diabetes Mellitus, Hipertensión Arterial Sistémica y Enfermedad de Hansen. En total, fueron realizadas 40 actividades de salas de espera, con 461 participantes. La educación en salud posibilitó el aclaramiento de dudas para tomada de decisiones conscientes, creación de vínculo y reducción del tiempo ocioso mientras los usuarios esperaban atendimiento.

Biografía del autor/a

Pollyana Junia Felicidade, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto

Enfermeira, Residente do Programa de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Hospital de Clínicas – Uberaba/MG.

Lágila Cristina Nogueira Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto

Enfermeira, Residente do Programa de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Hospital de Clínicas – Uberaba/MG.

Ana Laura Mendes Campoi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto

Enfermeira, Residente do Programa de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ Hospital de Clínicas – Uberaba/MG.

Marina Pereira Rezende, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/rograma de Pós-Graduação lato sensu na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba/MG. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Marta Regina Farinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Curso de Graduação em Serviço Social

Assistente social, Doutora em Serviço Social. Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba/MG. Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Idoso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Citas

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Publicado

2019-10-07

Cómo citar

Felicidade, P. J., Martins, L. C. N., Campoi, A. L. M., Rezende, M. P., & Farinelli, M. R. (2019). Intervención multiprofesional en la sala de espera del HiperDía: relato de experiencia. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 7(4), 526–533. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i4.3559

Número

Sección

Descripción de Experiencia