Funcionamento familiar na perspectiva de jovens universitários: influência de variáveis sociodemográficas e caraterísticas familiares
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5195Palabras clave:
Saúde do estudante, Família, Classe social.Resumen
Este é estudo quantitativo realizado entre 2013 a 2014 numa universidade pública do interior paulista, que teve por objetivo verificar se há relações entre o funcionamento familiar e características sociodemográficas e familiares em universitários de uma instituição pública de ensino. Aplicou-se questionário sociodemográfico e uma escala para avaliação do funcionamento familiar. Participaram 295 estudantes de graduação de cursos da área de saúde, as idades variaram entre 18 e 37 anos, pela qual de 18 a 22 anos representou 93,6%, a maioria (82%) era do sexo feminino e proveniente de cidades do estado de São Paulo (90,5%), sem companheiro e residindo na mesma residência (99,0%), bem como, não trabalhava (61,7%), morava com a família (41,4%) e tinha como principal provedor o pai consanguíneo (65,4%). Predominaram famílias nucleares (75,3%), com religião católica (68%), de classe econômica A (66,8%) e 73,9% informou não ter nenhum membro da família com doença crônica. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes no funcionamento familiar em subgrupos diferenciados por sexo, situação ocupacional, religião e tipo de família; e, os estudantes percebem sua família como funcional. Como a pesquisa foi conduzida antes da adoção das ações afirmativas de ingresso na referida instituição, verificou-se perfil de ingresso e familiar tradicional.
Citas
Friedlander LJ, Reid GJ, Shupak N, Cribbie R. Social support, self-esteem, and stress as predictors of adjustment to university among first-year undergraduates. J Colleg Stud Develop. [Internet]. 2007 [citado em 21 dez. 2020]; 48(3):259-74. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ767020. DOI: https://doi.org/10.1353/csd.2007.0024
Ahmed WUR, Mills E. Tackling mental health barriers at medical school: Insights from fellow medical students. Adv Med Educ Prac. [Internet]. 2019 [citado em 21 dez. 2020]; 10:77-8. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30858750/. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S198993
Gauthier JM, Witte TK, Correia CJ. Suicide ideation, alcohol consumption, motives, and related problems: exploring the association in college students. Suic Life - Threatening Behav [Internet]. 2017 [citado em 21 dez. 2020]; 47(2):142-54. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27291684/. DOI: https://doi.org/10.1111/sltb.12269
Milojevich HM, Lukowski AF. Sleep and mental health in undergraduate students with generally healthy sleep habits. PLoS ONE. [Internet]. 2016 [citado em 21 dez. 2020]; 11(6):e0156372. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0156372. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0156372
Osama M, Islam MY, Hussain SA, Masroor SM, Burney MU, Masood MA, et al. Suicidal ideation among medical students of Pakistan: a cross sectional study. J For Legal Med. [Internet]. 2014 [citado em 21 dez. 2020]; 27:65-8. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25287803/. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jflm.2014.08.006
Zhang J, Liu Y, Sun L. Psychological strain and suicidal ideation: a comparison between Chinese and US college students. Psych Res. [Internet]. 2017 [citado em 21 dez. 2020]; 255:256-62. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28595148/#:~:text=Chinese%20college%20students%20reported%20higher,suicidal%20ideation%20in%20both%20countries. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2017.05.046
Oliveira CT, Santos AS, Dias ACG. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Rev B Orient Prof. [Internet]. 2016 [citado em 21 dez. 2020]; 17(1):43-53. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso
Arnett JJ. Emerging adulthood: a theory of development from the late teens through the twenties. Am Psych. [Internet]. 2000 [citado em 21 dez. 2020]; 55(5):469-80. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10842426/. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.5.469
Oliveira CT, Dias ACG. Dificuldades na trajetória universitária e rede de apoio de calouros e formandos. Psico. [Internet]. 2014 [citado em 21 dez. 2020]; 45(2):187-97. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/13347. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.13347
Pratta EMM, Santos MA. Família e adolescência: a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico de seus membros. Psicol Est. [Internet]. 2007 [citado em 21 dez. 2020]; 12(2):274-56. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722007000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000200005
Kim SS, Hayard RD, Gil M. Family interdependence, spiritual perspective, self-transcendence, and depression among Korean college students. J Relig Heal. [Internet]. 2018 [citado em 21 dez. 2020]; 57:2079-91. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28718053/. DOI: https://doi.org/10.1007/s10943-017-0448-3
Ponappa S, Bartle-Haring S, Holowacz E, Ferriby M. The family system and depressive symptoms during the college years: triangulation, parental differential treatment, and sibling warmth as predictors. J Mar Fam Therapy. [Internet]. 2016 [citado em 21 dez. 2020]; 43(1):145-58. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27282554/. DOI: https://doi.org/10.1111/jmft.12175
Poorsheikhali F, Alavi HR. Correlation of parents’ religious behavior with family’s emotional relations and students’ self-actualization. J Relig Healt. [Internet]. 2015 [citado em 21 dez. 2020]; 54:235-41. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24352560/. DOI: https://doi.org/10.1007/s10943-013-9809-8
Sun L, Zhou C, Xu L, Li S, Kong J. Suicidal ideation, plans and attempts among medical college students in China: the effect of their parental characteristics. Psych Res. [Internet]. 2017 [citado em 21 dez. 2020]; 247:139-43. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27889604/. DOI: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2016.11.024
Oliveira MDA, Melo-Silva LL. Estudantes universitários: a influência das variáveis socioeconômicas e culturais na carreira. Psic Esc Educ. [Internet]. 2010 [citado em 21 dez. 2020]; 14(1):23-34. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a03.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100003
Araújo MFM, Freitas RWJF, Lima ACS, Pereira DCR, Zanetti ML, Damasceno MMC. Relação entre qualidade do sono e síndrome metabólica em universitários. Tex Cont Enf. [Internet]. 2015 [citado em 21 dez. 2020]; 24(2):505-12. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072015000200505&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072015002652014
Peres JCR, Nery FC. Qualidade de sono em universitários do curso de Psicologia da Faculdade de Minas (FAMINAS) de Muriaé (MG). Rev Cient Faminas. [Internet]. 2017 [citado em 21 dez. 2020]; 12(1):43-51. Disponível em: http://200.202.212.131/index.php/RCFaminas/article/viewFile/364/335
Brito B, Gordia A, Quadros T. Estilo de vida de estudantes universitários: estudo de acompanhamento durante os dois primeiros anos do curso de graduação. Med. [Internet]. 2016 [citado em 21 dez. 2020]; 49(4):293-302. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/122721. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p293-302
Fontes ACD, Vianna RPT. Prevalência e fatores associados ao baixo nível de atividade física entre estudantes universitários de uma universidade pública da região Nordeste - Brasil. Rev B Epid. [Internet]. 2009 [citado em 21 dez. 2020]; 12(1):20-9. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2009000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2009000100003
Latreille AC, Sobrinho SM, Warmling AMF, Ribeiro DM, Amante CJ. Perfil socioeconômico dos graduandos em odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. [Internet]. 2015 [citado em 21 dez. 2020]; 15(1):86-96. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1679-59542015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Mafra AL, Castro FN, Lopes FA. Nível socioeconômico e autopercepção como parceiro romântico no ambiente universitário. Trends Psyc. [Internet]. 2018 [citado em 21 dez. 2020]; 26(4):2147-56. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2018000400016. DOI: https://doi.org/0.9788/tp2018.4-16pt
Albuquerque RA, Pedron CD. Os objetivos das ações afirmativas em uma instituição de ensino superior (IES) pública brasileira: a percepção da comunidade acadêmica. Rev B Est Ped. [Internet]. 2018 [citado em 21 dez. 2020]; 99(251):54-73. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812018000100054&script=sci_abstract&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3449
Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis [FONAPRACE]. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação. 2018. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Critério de Classificação Econômica Brasil. 2013. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil
Santos PL, Bazon MR, Carvalho AMP. Family adaptability and cohesion evaluation scale IV (FACES IV) - Brazilian adaptation. Aval Psic. [Internet]. 2017 [citado em 21 dez. 2020]; 16(2):120-7. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712017000200002&script=sci_abstract&tlng=en. DOI: https://doi.org/10.15689/AP.2017.1602.01
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pró-Reitoria de Ensino. Pró-Reitoria Adjunta de Graduação. Perfil e representações dos estudantes de graduação da UFRGS: Relatório final. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 56 p.
Castro CM, Vilela EM. Muçulmanos no Brasil: uma análise socioeconômica e demográfica a partir do Censo 2010. Relig Soc. [Internet]. 2019 [citado em 21 dez. 2020]; 39(1):170-97. Disponível em:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872019000100170. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-85872019v39n1cap08
Arruda-Colli MNF, Perina EM, Santos MA. Experiences of Brazilian children and family caregivers facing the recurrence of cancer. Eur J Onc Nurs. [Internet]. 2015 [citado em 21 dez. 2020]; 19(5):458-64. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1462388915000253. DOI: https://doi.org/doi: 10.1016/j.ejon.2015.02.004
Cecílio HPM, Arruda GO, Marcon SS. A dependência do cuidado familiar na perspectiva do doente crônico. Cuid Fund. [Internet]. 2015 [citado em 21 dez. 2020]; 7(4):3305-16. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750948013. DOI: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas de Gênero - Uma análise dos resultados do Censo Demográfico. 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br/apps/snig/v1/
Barros SCV, Mourão L. Panorama da participação feminina na educação superior, no Mercado de trabalho e na sociedade. Psicol Soc. [Internet]. 2018 [citado em 21 dez. 2020]; 30:e174090. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-71822018000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30174090
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.