Salud mental infantil y juvenil: evaluación de la formación continua de profesores de aulas de recursos multifuncionales
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i0.5654Palabras clave:
Educación especial, Educación, Educación continua, Salud mentalResumen
Este es un estudio exploratorio, descriptivo y cuanti-cualitativo de corte transversal realizado en 2016 en dos municipios del interior del estado de São Paulo, con el objetivo de evaluar una propuesta de formación continua para profesores de aulas de recursos multifuncionales, centrado en el tema de la salud mental infantil y juvenil en el contexto escolar. Para la recogida de datos se utilizaron dos cuestionarios que pretendían caracterizar a los participantes y evaluar la propuesta de formación continua. Participaron 51 profesoras y la formación se desarrolló en encuentros presenciales y actividades a distancia, durante seis meses, totalizando 30 horas. Los resultados revelaron que el 98% de los participantes evaluaron positivamente la oportunidad e indicaron las contribuciones a la práctica escolar en el desempeño con el estudiante y la familia, indicando también la importancia de la participación de los profesores de las aulas regulares. La formación continua demostró proporcionar herramientas para maximizar las oportunidades de permanencia y aprendizaje de los niños en sufrimiento psíquico en la escuela.
Citas
Lykouropoulos CB, Péchy SH. O que é um CAPSi. In: Lauridsen-Ribeiro E, Lykouropoulos CB, organizadores. O CAPSi e o desafio da gestão em rede. São Paulo: Editora Hucitec; 2016. p. 87-99.
Milanesi JB. Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais em um município paulista [Internet]. [dissertação]. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos; 2012 [citado em 27 dez 2020]. 183p. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3101?show=full
Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial [Internet]. Brasília, DF; 2009 [citado em 12 jan 2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf
Semeghini GF, Taño BL, Matsukura TS. Inserção escolar, construção do diagnóstico e direitos de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico sob a ótica de seus familiares. Rev FSA [Internet]. 2018 [citado em 27 dez 2019]; 15(2):156-75. Disponível em: http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1541. DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.2.9
Taño BL, Hayashi MCP. Saúde mental infantojuvenil e educação: análise bibliométrica da produção científica nacional e internacional (1968-2014). RECIIS (Online) [Internet]. 2015 [citado em 27 dez 2019]; 9(3):1-26. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/989. DOI: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v9i3.989
Taño BL. A constituição de ações intersetoriais de atenção às crianças e adolescentes em sofrimento psíquico [Internet]. [tese]. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos; 2017 [citado em 20 jan 2020]. 260p. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8803
Guarido R. A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na educação. Educ Pesqui. [Internet]. 2007 [citado em 20 jan 2020]; 33(1):151-61. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022007000100010&script=sci_arttext. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000100010
World Health Organization. Mental health action plan 2013-2020 [Internet]. Geneva: World Healt Organization; 2013 [citado em 12 jan 2020]. Disponível em: http://apps. who.int/iris/bitstream/10665/89966/1/9789241506021_eng.pdf
Cid MFB, Squassoni CE, Gasparini DA, Oliveira FLH. Saúde mental infantil e contexto escolar. Pro-posições [Internet]. 2019 [citado em 15 jan 2020]; 30:1-24. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656529. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0093
Tomé G, Matos MG, Camacho I, Gomes P, Reis M, Branquinho CS. Mental health promotion in school context: validation of the ES’COOL scale for teachers. J Psychiatry Behav Sci. [Internet]. 2018 [citado em 21 maio 2020]; 2:1009. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/37767. DOI: 10.33582/2637-8027/1009
Soares AGS, Estanislau G, Brietzkell E, Lefèvre F, Bressan RF. Percepção de professores de escola pública sobre saúde mental. Rev Saúde Pública [Internet]. 2014 [citado em 27 dez 2019]; 48(6):940-8. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v48n6/pt_0034-8910-rsp-48-6-0940.pdf. DOI:10.1590/S0034-8910.2014048004696
Pereira CA. Capacitação em saúde mental para professores do ensino fundamental e seu impacto no ambiente escolar [Internet]. [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2013 [citado em 20 jan 2020]. 173p. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-04022014-113920/pt-br.php. DOI:
11606/D.5.2013.tde-04022014-113920
Duarte KL, Souza EM, Rodrigues L. Importância e desafios do trabalho em rede entre a escola e um serviço de saúde mental infantojuvenil brasileiro. Rev Psicol Criança Adolesc. [Internet]. 2018 [citado em 21 maio 2020]; 8(1):155-71. Disponível em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2484
Oliveira MF, Mendonça J. O CAPSi e a rede ampliada: intersetorialidade. In: Lauridsen-Ribeiro E, Lykouropoulos CB, organizadores. O CAPSi e o desafio da gestão em rede. São Paulo: Editora Hucitec; 2016. p. 193-207.
Leiva L, George M, Antivilo A, Squicciarini AM, Sionsohn A, Vargas B, et al. Salud mental escolar: logros de una intervención preventiva en salud mental en niños y niñas del primer ciclo de enseñanza básica. Psicoperspectivas [Internet]. 2015 [citado em 20 jan 2020]; 14(1):31-41. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/psicop/v14n1/art04.pdf. DOI: http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol14-Issue1-fulltext-508
Vieira MA. Capacitação de professores de uma escola pública de São Paulo visando a identificação e encaminhamento de adolescentes com problemas de saúde mental [Internet]. [tese]. São Paulo, SP: Universidade Federal de São Paulo; 2012 [citado em 27 dez 2020]. 131p. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22964
Sampieri RH, Collado CF, Lúcio PB. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGrab-Hill; 2006.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2016.
Vieira TB, Ramos FAC, Rosário MC. Processos educativos em saúde mental de crianças e adolescentes. In: Lauridsen-Ribeiro E, Lykouropoulos CB, organizadores. O CAPSi e o desafio da gestão em rede. São Paulo: Editora Hucitec; 2016. p. 54-65.
Pasian MS, Mendes EG, Cia F. Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Cad Pesqui. [Internet]. 2017 [citado em 27 dez 2019]; 47(165):964-81. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VNYB7zVGB4YM33xLLmyG4tv/?lang=pt&format=pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144242
Chaves F, Caliman LV. Entre saúde mental e escola: a gestão autônoma da medicação. Rev Polis Psique [Internet]. 2017 [citado em 21 maio 2020]; 7(3):136-60. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/75328. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.75328
Matos RL, Goes NF. Educação especial e saúde mental infantojuvenil: inclusão e seus descaminhos. Plurais [Internet]. 2019. [citado em 24 jan 2021]; 3(3):12-7. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5613
Duarte KL, Souza EM, Rodrigues L. Importância e desafios do trabalho em rede entre a escola e um serviço de saúde mental infantojuvenil brasileiro. Rev Psicol Criança Adolesc. [Internet]. 2017 [citado em 24 jan 2021]; 8(1):155-71. Disponível em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2484/pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.