Dibujo infantil como herramienta de evaluación del aprendizaje de una actividad de educación en salud sobre enfermedad de Hansen
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6861Palabras clave:
Dibujo, Niño, Lepra, AprendizajeResumen
Objective: to evaluate the effects before and after a health educational activity on leprosy for elementary school students. Methods: field study carried out in 2022, targeting students aged between 8 and 10 years old. The activity was divided into three stages. In the first stage, students were asked to draw what they believed to be the meaning of the word leprosy, with no prior explanation. In the second stage, an educational activity took place and in the third, students were asked again to draw about leprosy. Results: 46 children participated, 19 (41.31%) from the 3rd year of , 20 (43.47%) from the 4th year and 7 (15.22%) from the 5th year of Elementary School, totaling 92 sheets of drawings, 46 before and 46 after. Skin sores, transmission and the word “leprosy” were the most frequent interpretations later. When comparing the main concepts taught, an evolution was observed in relation to the previous moment. Conclusion: the impact of this research shows us that it is important that all health education has validation of the learning generated and children's drawings proved to be an effective form of evaluation.
Citas
Souza EFM, Siqueira CCS, Monteiro EAS, Poça JJG, Costa JPR, Ferreira TCR. Prevalência de incapacidades em pacientes portadores de hanseníase atendidos no centro de saúde escola do marco e universidade do estado do Pará. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida [Internet]. 2020 [citado em 16 jun 2023]; (2):1-12. Disponível em: https://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=download&path%5B%5D=472&path%5B%5D=pdf
Maia MA, Silva BA, Silva R. Extensão universitária: Hanseníase na escola, em busca de um diagnóstico precoce. Revista Brasileira de Extensão Universitária [Internet]. 2020 [citado em 5 abr 2023];11(1):25-32. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10778/7355
Cortela DD, Ferreira SM, Virmond MC, Mieras L, Steinmann P, Ignotti E, et al. Aceitabilidade da quimioprofilaxia em área endêmica para a hanseníase: projeto PEP-Hans Brasil. Cad Saude Pública [Internet]. 2020 [citado em 16 jun 2023]; 36(3):e00068719. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/j4mPg7rn7sgxZnpyrqCQsyz/?format=pdf&lang=pt
Ministério da Saúde (Brasil). Boletim epidemiológico Hanseníase 2022 [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2022 [citado em 18 jul 2022]. 54 p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-hanseniase-_-25-01-2022.pdf
Uzun MLC. As principais contribuições das Teorias da Aprendizagem para à aplicação das Metodologias Ativas. Revista Thema [Internet]. 2021 [citado em 4 abr 2023]; 19(1):153-163. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1466/1766
Zuge BL, Engers PB, Corrêa SLP, Fernandes T, Souza MB, Copetti J. Promoção da saúde na educação infantil e anos iniciais: possibilidades e desafios da Base Nacional Comum Curricular. Research, Society and Development [Internet]. 2020 [citado em 4 abr 2023]; 9(9):e387996634. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6634/6549
World Health Organization. Health Promotion. The 1st International Conference on Health Promotion, Ottawa, 1986. Ottawa Charter for Health Promotion [Internet]. Geneva: WHO, 1986 [citado em 4 abr 2023]. Disponível em: https://www.who.int/teams/health-promotion/enhanced-wellbeing/first-global-conference
Copetti J, Soares R, Folmer V, organizadores. Educação e saúde no contexto escolar: compartilhando vivências, explorando possibilidades [Internet]. 2. ed. Uruguaiana, RS: Universidade Federal do Pampa; 2018 [citado em 04 abr 2023]. 183 p. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/3336/1/E-book%20ESCE%202ed.pdf
Santos AS, Paschoal VDA. Educação em saúde e enfermagem. Barueri, SP: Manole; 2017 (Série Enfermagem).
Lima APCT, Camargo EAA. A criança fala: o desenho como fonte de escuta e produção artística sobre as brincadeiras preferidas no cotidiano da educação infantil. Olhar Profr. [Internet]. 2021 [citado em 4 abr 2023]; 24:1-22 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17637/209209215384
Grubits S, Oliveira ED. Rabiscos e emoções: nova perspectiva sobre o desenvolvimento do desenho. Aval Psicol. [Internet]. 2020 [citado em 5 abr 2023]; 19(2):213-221. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v19n2/13.pdf
Silva AF, Aguiar JO, Belmiro CA. Imagens e desenhos infantis nos processos de construção de sentidos em uma sequência de ensino sobre ciclo da água. Ens, Pesqui Educ Ciênc. [Internet]. 2015 [citado em 5 abr 2023]. 17(3):607-632. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/KmMffcvTQg3FpL7Z9K3bxXQ/?format=pdf&lang=pt
Herrmann TM, Torri MC, Goldberg L. Chuva, como te queremos!: representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México. Ciênc Educ (Bauru) [Internet]. 2016 [citado em 5 abr 2023]. 22(3):651-669. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/fr84rGx5KQSfDTSnvqr6GLr/?format=pdf&lang=pt
Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia Científica. 8. ed. Barueri, SP: Atlas; 2022.
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2017 [citado em 4 abr 2023]. 68 p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/hanseniase/guia-pratico-de-hanseniase.pdf/@@download/file
ThaisaaTO. Hanseníase para crianças. Mickey e sua turma em: aprendendo sobre Hanseníase [Internet]. Youtube. 2010 [citado em 4 abr 2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9CLkFFwWrnY
Organização Mundial da Saúde. Diretrizes para o diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase [Internet]. Nova Deli: OMS, Escritório Regional do Sudeste Asiático; 2019 [citado em 4 abr 2023]. 110 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/274127/9789290227076-por.pdf
Trindade MAB, Castiglione MC, Lancman S, Rosa TEC, organizadores. Ensino e pesquisa na atenção à hanseníase no estado de São Paulo [Internet]. São Paulo: Instituto de Saúde; 2022 [citado em4 abr 2023]. 360 p. (Temas em saúde coletiva; n. 31). Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/pdfs/ensino_e_pesquisa_naatencao_a_hanseniase_no_estado_de_sp.pdf
Lessa ZL. Fundação paulista contra a hanseníase: álbum seriado/2004. São Paulo: FPCH; 2004. 37 p.
Piovesan J, Ottonelli JC, Bordin BJ, Piovesan L. Licenciatura em computação. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [Internet]. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Núcleo de Tecnologia Educacional; 2018 [citado em 4 abr 2023]. 161 p. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/18336/Curso_Lic-Comp_Psicologia-Desenvolvimento-Aprendizagem.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Moura JC, Porto MD, Cunha HF. O uso de desenhos para verificar a aprendizagem de estudantes sobre o cerrado. Experiências em Ensino de Ciências [Internet]. 2018 [citado em 5 abr 2023]; 13(3):86-95. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/182/161
Rodrigues JO, Severo TEA. Existe espaço para a curiosidade infantil na educação científica? [Internet]. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Educação; 2016. Natal, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016 [citado em 5 abr 2023]. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9189_13082016201614.pdf
Sant Ana WP, Sant Ana RP. O valor histórico do desenho e sua importância para o desenvolvimento da criança. Mediação (Pires do Rio) [Internet]. 2019 [citado em 5 abr 2023]; 14(1):70-82. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mediacao/article/view/7523/6846
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009 [citado em18 ago 2023]. 96 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n. 24). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf
Nascimento TS, Costa MAW, Santana JMD, Amorim AMS. Educação em saúde com adolescentes escolares: uma ferramenta estratégica do profissional de saúde no enfrentamento da hanseníase. Revista Artigos.Com [Internet]. 2021 [citado em 16 jun 2023]; 28:e7330. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/7330/4607
Miranda GR, Oliveira GGL, Gonçalves MC. Educação permanente em saúde: dispositivo para a qualificação da Estratégia Saúde da Família. Belém: Universidade Federal do Pará, 2008. [citado em 23 de jun 2023]; 18p. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?cluster=787877184780523314&hl=en&oi=sholarr
Silva RP, Távora RCO, Silva JA, Rêgo MSF, et al. Avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes. Rev APS [Internet]. 2020 [citado em 31 ago 2023]; 22(2):385-404. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16344/20787
Tony ACC, Carbogim FC, Motta DS, Santos KB, Dias AA, Paiva ACPC. Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study. Rev LatinoAm Enferm. [Internet]. 2020 [citado em 5 abr 2023]; 28:e3340. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/FKQd7s9sRcdmrJHwD8QpRjp/?format=pdf
Pereira JP, Mesquita DD, Garbuio DC. Educação em saúde: efetividade de uma capacitação para equipe do ensino infantil sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Revista Brasileira Multidisciplinar [Internet]. 2020 [citado em 31 ago 2023]; 23(2 Supl):17-25. Disponível em: https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/828/607
Andrade AN Gonçalves CB. Os desenhos infantis nas pesquisas com crianças [Internet]. In: V CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2018. Campina Grande, PB: Realize Editora; 2018 [citado em 10 nov 2022]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48466
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.