Comportamento sedentário em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7529

Palabras clave:

TEA, Transtorno do Espectro Autista, Comportamento Sedentário

Resumen

Objetivo: identificar e comparar as evidências encontradas na literatura sobre comportamento sedentário e prática de atividade física relacionadas às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com desenvolvimento típico. Método: Trata-se de uma revisão integrativa com busca sistemática que teve como pergunta norteadora: “Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista são mais sedentárias do que as crianças e adolescentes com desenvolvimento típico?”. As buscas foram realizadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem On-line, EMBASE e Cochrane Library. Resultados: Foram selecionados 10 artigos do idioma inglês. Notou-se que crianças e adolescentes com TEA passam um maior tempo em comportamento sedentário e crianças autistas mais novas são mais ativas fisicamente do que os adolescentes e crianças mais velhas. Conclusão: Crianças e adolescentes autistas geralmente são menos ativas fisicamente e passam mais tempo em atividades de tela se comparadas às crianças com desenvolvimento típico.

Biografía del autor/a

Perla Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Nutricionista. Mestra em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0002-1782-0596 Email: perlasilva@alu.uern.br

Maria Valéria Chaves de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE, Brasil. ORCID: 0000-0002-9278-5612 Email: mariavaleria@alu.uern.br

Camila Fernandes Maia de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada e Bacharel em Educação física. Mestra em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0002-4758-5785 Email: camiladecarvalho@alu.uern.br

Maria Nildenia de Oliveira Rocha, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

Assistente Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI),                                             Aracati/CE, Brasil. ORCID: 0000-0002-6964-3042 Email: nildenia.rocha@hotmail.com

Adalberto Veronese da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciado e Bacharel em Educação física. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0001-6597-463X Email: adalbertoveronese@uern.br

Glêbia Alexa Cardoso , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada e Bacharel em Educação física. Doutora em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Docente do Programa de Pós-Graduação  em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0003-4822-1673 Email: glebiacardoso@uern.br

Publicado

2024-06-08

Cómo citar

Rodrigues, P. S., Lima, M. V. C. de, Carvalho, C. F. M. de, Rocha, M. N. de O., Costa, A. V. da ., & Cardoso , G. A. . (2024). Comportamento sedentário em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 12(1). https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7529