Estratégias para o ensino da prática baseada em evidências na formação de enfermeiros: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v6i0.2288Palavras-chave:
Enfermagem baseada em evidências, Pesquisa em enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação em enfermagemResumo
Este estudo tem como objetivo identificar estratégias para o ensino da Prática Baseada em Evidências nos diferentes níveis de formação dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca ocorreu nas bases PubMed, CINAHL e LILACS. Foram incluídos estudos em inglês, português e espanhol, publicados em periódicos de enfermagem, no período de janeiro de 2007 a outubro de 2016. Foram identificadas 68 referências, e atenderam aos critérios de inclusão 13 estudos primários. Estratégias identificadas para o ensino foram a mediação do processo ensino-aprendizagem no cenário da prática e as estratégias propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação, além da reorientação da matriz educacional. O fortalecimento da integração ensino-serviço, a formação de enfermeiros Mestres e Doutores para atuarem como consultores para a implementação da PBE nas organizações de saúde, e a reflexão sobre a atuação docente apresentaram-se como eminentes contribuições para a formação do enfermeiro de práticas avançadas. As evidências identificadas podem apoiar alternativas de ensino para o fortalecimento da formação do enfermeiro ancorado em conhecimento científico consubstanciado; também, elas podem apoiar a discussão do tema no âmbito na América Latina e Caribe, onde os estudos sobre o tema são incipientes.
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