CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UNIFICAR OU ESPECIALIZAR?

Autores

  • Lígia Zagorac Bahu Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)
  • Michele Viviene Carbinatto Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v3i1.1833

Resumo

A questão do currículo em Educação Física foi revisitada após a publicação de uma proposta para novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Este trabalho busca instigar uma reflexão sobre o currículo em Educação Física, tendo como objetivos (1) revisar a literatura sobre o contexto histórico e atual da formação superior em Educação Física e diferentes  posicionamentos quanto à possível extinção do bacharelado; (2) analisar aspectos curriculares dos cursos de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP). Percebeu-se uma tendência da instituição na especialização nos cursos, bem como certa autonomia em suas estruturas gerais. Os debates em torno do currículo em Educação Física têm se mostrado atuais e frequentes.

Palavras-chave: Currículo; Educação Física; Diretrizes Curriculares.

Biografia do Autor

  • Lígia Zagorac Bahu, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)
    Bacharel em Esporte pela USP. Mestranda em Educação Física e Esporte pela USP. Participante do GYMNUSP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica da USP.
  • Michele Viviene Carbinatto, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP)
    Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Unicamp. Mestre em Educação Física pela Unimep e Doutora em Educação Física e Esporte pela USP. Atualmente é docente e pesquisadora do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da USP, campus São Paulo. Líder do GYMNUSP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica da USP.

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Publicado

2017-01-24

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UNIFICAR OU ESPECIALIZAR?. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.18554/i&fd.v3i1.1833. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/1833. Acesso em: 12 jun. 2025.