A escrita narrativa no processo de (auto)formação do pesquisador educacional
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v7i2.4463Palavras-chave:
Escrita, Pesquisa narrativa (auto)biográfica, (Auto)formação, Conhecimento científico.Resumo
A escrita narrativa é um modo privilegiado de saber, fazer e dizer a experiência do sujeito em processos de formação, na construção da pesquisa e na aprendizagem experiencial. O presente artigo é uma incursão tanto teórica, como epistemológica e fruto de nossas experiências como professores e pesquisadores no contexto da pós-graduação strictu sensu. Além do mais, muitas das ideias apresentadas neste, são oriundos de estudos e pesquisas que realizamos e que nos acompanham, nos quais produzimos algumas reflexões que se amparam no âmbito da abordagem narrativa (auto)biográfica em educação. Os objetivos buscam: compreender como se dá o processo de (auto)formação do pesquisador mediado pela escrita narrativa, bem como refletir acerca das contribuições da tessitura narrativa no contexto da formação e (auto)formação profissional do pesquisador educacional. A questão balizadora que nos propomos a discutir é: de que forma a escrita narrativa pode contribuir nos processos de (auto)formação do pesquisador educacional? Metodologicamente, primamos por: narrativas da experiência, registros dos nossos diários de pesquisa, experiência e formação, e o dispositivo da memória, para produzir os conhecimentos e os saberes tecidos nessa produção. Os resultados elucidam que a escrita narrativa é um potente meio de reflexão, (auto)formação e transformação do pesquisador, que, produzidas em contextos múltiplos, plurais e fruto das variações linguísticas e interculturais dos quais fazem parte e expressam os sujeitos em seus escritos, acabam contribuindo, para a valorização de sua subjetividade, possibilitando a constituição de processos emancipatórios substanciais em sua vida, experiência e profissão.
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