Por atos decoloniais e políticas emancipatórias: reflexões e autorreflexões críticas sobre impactos de políticas de formação de professores no ensino de línguas não-hegemônicas na educação básica bi/plurilínguística
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v8i3.5790Palavras-chave:
Formação Docente, Línguas Alóctones, Educação Básica, Plurilinguismo.Resumo
Este estudo tece uma discussão crítica sobre o estado hodierno e futuro das políticas de formação de professores de línguas, e os impactos dessas nas redes públicas que ofertam educação bi/plurilíngue através de línguas não-hegemônicas (alóctones), com enfoque nas europeias (alemão e italiano) eslavas (polonês e ucraniano) e orientais (árabe, coreano, chinês, japonês e turco), cujas ofertas eram viabilizadas pelo recentemente extinto componente Língua Estrangeira Moderna (LEM), imposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9494 em 1996, e que manteve, até então, caminho pérvio à oferta bi/pluri/multilíngue na Educação Básica (EB). O estudo é de caráter qualitativo, partindo, inicialmente, de uma metodologia de Revisão Sistema de Literatura (RSL) (ROTHER, 2007), através de análise crítica de textos que versam sobre formação de professores de línguas (BRASIL, 1996, 2001, 2018a, 2018b; NÓVOA, 1995; BAGNO, 2012), e o ensino de línguas alóctones nas redes estaduais de EB (DAMASCO, 2012; SILVA, 2017, 2021), rumo à autorreflexão (LARROSA, 2000; ZAMPERETTI, 2017) dos docentes atuantes sobre as perspectivas futuras desse ensino, face às novas dinâmicas educacionais. Para tanto, utilizamos instrumentos etnográficos para a coleta de dados por meio de um questionário distribuído pela plataforma online SurveyMonkey®, onde foi possível observar, pelos resultados apresentados, que os docentes, apesar dos esforços e confiança no que tange as suas competências, acreditam que as línguas minoritárias que lecionam não terão a mesma equidade que o inglês, e não mantém esperanças de que novas políticas para a carreira docente, através de outras línguas adicionais, ainda poderão emergir.
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